Aprovado projeto que amplia benefícios do programa Universidade para Todos



O Plenário aprovou, nesta terça-feira (19), em regime de urgência, projeto de lei do Senado (PLS 260/2005), de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que altera legislação (Lei 11.096/05) para estender o atendimento do Programa Universidade para Todos (ProUni) aos estudantes beneficiados com bolsa parcial no ensino médio privado. A matéria vai agora ao exame da Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS

O programa destina-se prioritariamente à criação de vagas para estudantes carentes. Além dessa preocupação, o ProUni reserva vagas para portadores de necessidades especiais e contempla a formação de professores da rede pública de ensino.

Segundo a justificação do autor da matéria, em 2005 o programa ofereceu 112 mil bolsas, entre integrais e parciais, das quais 107 mil foram preenchidas. Desse modo, cinco mil bolsas, ou 4% da oferta, ficaram ociosas.

Para o senador Zambiasi, num país carente de educação como o Brasil, o atendimento do programa a estudantes de nível médio habilitados na condição de bolsistas parciais é fundamental. Segundo ele, além de não comprometer a efetividade do ProUni, o bolsista parcial do ensino médio beneficiado pela proposta aprovada "não terá acesso a bolsa integral no ensino superior".



19/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que amplia Programa Especial de Habitação Popular

Mozarildo critica o programa "Universidade para Todos"

Mozarildo questiona programa Universidade para Todos

Programa Universidade para Todos oferece bolsas remanescentes

Programa Universidade para Todos registra recorde de inscritos

Inscrições para o Programa Universidade para Todos começam na próxima quinta-feira (17)