Aprovado projeto que dá o nome de Itamar Franco ao Museu Histórico do Senado Federal



O Museu Histórico do Senado Federal passará a ser denominado de Museu Histórico Senador Itamar Franco. É o que determina projeto de resolução do Senado (PRS 39/2011), de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), que foi aprovado em votação simbólica nesta quarta-feira (27), no Plenário da Casa. A matéria vai à promulgação.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediu à Mesa e a seus colegas senadores que o projeto fosse votado ainda nesta quarta (27), no que foi atendido prontamente e por unanimidade. Para Aécio, trata-se de uma justa homenagem ao ex-presidente da República e ex-senador Itamar Augusto Cautiero Franco, falecido em julho de 2011.

Aécio disse que Itamar foi um “homem de entendimento”, sério e respeitável, que desempenhou papel importante depois do impeachment de Fernando Collor. Também recordou a incalculável contribuição de Itamar ao estado de Minas Gerais e sua população.

Itamar Franco foi eleito senador em 1974 e 1982, pelo estado de Minas Gerais, e concorreu em 1989 ao cargo de vice-presidente, na chapa do então candidato a presidente Fernando Collor. Com o afastamento de Collor, tornou-se presidente em outubro de 1992. Em 1998, elegeu-se governador de Minas Gerais e, em 2010, foi eleito para mais um mandato de senador. Além disso, Itamar foi um dos idealizadores do Museu do Senado, que se encontra em reformulação.



27/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Museu do Senado passará a se chamar Museu Itamar Franco

Itamar Franco lerá o compromisso de posse em nome dos senadores eleitos em 2010

Itamar Franco protesta: 'Regimento do Senado é autoritário'

Senado fará sessão em homenagem a Itamar Franco no dia 10 de agosto

Zeze Perrela, suplente de Itamar Franco, toma posse no Senado

Marinor Brito destaca luta de Itamar Franco pelo debate democrático no Senado