Marinor Brito destaca luta de Itamar Franco pelo debate democrático no Senado




Além da importante trajetória política e do papel desempenhado por Itamar Franco no processo de redemocratização do país, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) destacou em Plenário nesta terça-feira (5) que o ex-presidente procurava fazer do Senado uma arena de debates democráticos.

- Eu e Randolfe [Rodrigues] pudemos testemunhar a acolhida fraterna, carinhosa de Itamar Franco. A parceria, de oposição qualificada, buscando imprimir ritmo ao Senado que pudesse atender aos interesses da classe trabalhadora, melhorar as condições democráticas desta Casa, exigindo do governo federal um freio às MPs [medidas provisórias] - sublinhou.

Segundo Marinor Brito, Itamar Franco entendia qualquer alteração na legislação demandaria tempo necessário para que os parlamentares, representantes da sociedade, se preparassem para fazê-la, debatendo a questão, especialmente aquelas que vêm do Executivo na forma de medidas provisórias.

MP 527/11

Ela ressaltou que Itamar Franco foi um dos maiores críticos ao Executivo que, conforme acreditava, usurpa, por meio de medidas provisórias, o papel do Legislativo de legislar. Marinor Brito exemplificou apontando para a MP 527/11, que trata do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, que, disse, embute quatro assuntos diferentes.

-Vamos tratar aqui de quatro assuntos diferentes, de alterações a leis, de decisões tomadas em outros momentos históricos com muito debate, com muita tensão, inclusive, e que o governo pretende alterar em uma única tarde, em um único debate, sem que tenhamos oportunidade de contribuir democraticamente - protestou a senadora, referindo-se à aprovação rápida de MPs pela base governista.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg destaca papel de Itamar Franco na transição democrática

SUPLICY DESTACA DISCURSO DE ITAMAR FRANCO SOBRE CUBA

Ministros divulgam nota de pesar pelo falecimento de Itamar Franco

Brasil tem luto oficial de 7 dias pelo falecimento do ex-presidente Itamar Franco

Sarney destaca celebração à vida em missa póstuma em intenção de Itamar Franco

Marinor Brito questiona decisão do Senado de alugar nova frota de automóveis