Aprovado projeto que institui ano letivo de 180 dias no ensino superior



Matéria retificada às 18h24

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (6) projeto de lei (PLS 386/07) do então senador Wilson Matos instituindo, na educação superior, o ano letivo regular de no mínimo 180 dias efetivos de aula. A proposta original estipulava 200 dias efetivos de aula, mas emenda do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) limitou as aulas efetivas em 180 dias. A matéria foi aprovada em decisão terminativa.

Durante a discussão da matéria, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ponderou que, em vez de aprovar projetos com mudanças pontuais no ensino superior, o Congresso Nacional deveria debater e aprovar a proposta de reforma universitária. Ela acrescentou ter ouvido o ministro da Educação, Fernando Haddad, falar sobre as dificuldades de aprovação dessa reforma na Câmara dos Deputados.

- A questão da reforma universitária é fundamental. Estamos sempre votando questões pontuais, sem uma visão do todo. Precisamos aprovar uma reforma universitária capaz de oferecer uma estrutura de ensino de país desenvolvido - defendeu.

Também foi aprovado projeto (PLS 189/07) da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Araguaia (Univar), com sede no município de Araguatins (TO). Kátia Abreu ressaltou que Araguatins, situado às margens do Rio Araguaia, é uma das principais cidades do Bico do Papagaio. A proposta, relata pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), foi aprovada em decisão terminativa.

A CE aprovou ainda projeto (PLS 528/07) da senadora Fátima Cleide (PT-RO) que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal Rural do Vale do Guaporé (UFRVG), com sede no município de São Francisco do Guaporé (RO). O projeto teve como relator ad hoc o senador João Vicente Claudino (PTB-PI). A matéria foi aprovada em decisão terminativa.

A comissão aprovou também voto favorável do relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), a projeto (PLS 189/06) do senador Flávio Arns (PT-PR) que disciplina a utilização de espectro de radiofreqüências destinado aos serviços de televisão. A matéria segue agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia, onde será apreciada em decisão terminativa.



06/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que institui a freqüência mínima de 75% para aprovação no ensino superior

Projeto aprovado na CE estimula integração entre educação básica e ensino superior

Aprovado projeto que obriga ensino superior público manter cursos de extensão para idosos

Alvaro Dias aponta precariedade no ensino superior

ÁLVARO DIAS QUER LIBERARAÇÃO DO FGTS PARA CUSTEAR ENSINO SUPERIOR

Projeto institui o ensino médio nas penitenciárias