Alvaro Dias aponta precariedade no ensino superior



Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou a precariedade do ensino superior no Brasil, ao registrar apelo de estudantes de medicina da Universidade Gama Filho, que lhe encaminharam dossiê sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais de dois mil alunos da instituição privada. O documento será encaminhado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para adoção de providências, disse o senador.

- O que nos estarrece é que o Ministério da Educação realizou supervisão no curso de medicina da Gama Filho, mas se omitiu de verificar o cumprimento das medidas saneadoras. Não houve saneamento e a crise perdura – afirmou.

Alvaro Dias disse que o cenário de crise instalado no curso de medicina da Gama Filho, a rigor não se diferencia da grande totalidade dos cursos oferecidos no ensino superior, tanto público quanto privado.

- O setor enfrenta dificuldades de toda ordem, sobretudo com a evasão de estudantes, que constitui um dos principais problemas da educação brasileira - afirmou.

A evasão causou um prejuízo de R$ 9 bilhões à economia em 2009, registrou Alvaro Dias. Ele citou dados oficiais que apontam evasão de 896 mil alunos do ensino superior, entre 2008 e 2009.

O cenário desolador da educação superior pode ser exemplificado quando se verifica que os alunos dos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras e em Campos de Goytacazes têm aulas em contêineres e amargam a falta crônica de professores, afirmou Alvaro Dias.

Ao ressaltar que a educação é um tema recorrente nas campanhas eleitorais, Alvaro Dias lembrou que “o governo que se apresentava como o maior criador de universidades do mundo” anunciou a inauguração de 13 instituições, embora, segundo o senador, apenas quatro tenham sido criadas naquele período, tendo as demais nascidas de “meros rearranjos de instituições marcadas por desmembramentos e fusões”.

Como exemplo da “retórica triunfalista do governo”, Alvaro Dias citou o campus da USP em Guarulhos, com salas abafadas, livros encaixotados e problemas de infraestrutura, além da Universidade do Vale do Jequitinhonha e a Universidade Federal do ABC, que tiveram sua criação anunciada pelo governo, mas enfrentam problemas de gestão e logística que provocam a evasão de alunos.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS QUER LIBERARAÇÃO DO FGTS PARA CUSTEAR ENSINO SUPERIOR

Alvaro Dias destaca precariedade do programa de reforma agrária

Avaliação aponta melhora em todos indicadores de qualidade do ensino superior

Aprovado projeto que institui ano letivo de 180 dias no ensino superior

Alvaro Dias: MP 135 vai encarecer ensino particular

Alvaro Dias aponta insuficiência de investimentos do PAC