Projeto institui o ensino médio nas penitenciárias



Proposta (PLC 95/02) aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quinta-feira (28), determina que o ensino médio será obrigatório nas penitenciárias, integrando-se ao sistema escolar da respectiva unidade da Federação. Os cursos, oferecidos nas modalidades de educação de jovens e adultos ou de educação a distância, serão financiados com o apoio da União, não somente com recursos vinculados à manutenção e desenvolvimento do ensino, como também com recursos do sistema estadual de justiça e da administração penitenciária.

Ainda de acordo com o texto, será obrigatória a oferta aos presos de cursos e programas de educação profissional, integrados ao sistema federal ou estadual de ensino, que conduzam à qualificação para o trabalho ou a alguma habilitação técnica.

A proposição original é de autoria do deputado Paulo Rocha (PT-PA) e altera a Lei de Execução Penal. O voto do relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP), é pela aprovação do projeto, na forma do substitutivo oferecido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com duas subemendas.

A matéria agora segue para o Plenário.



28/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação examina ensino médio nas penitenciárias

Ensino médio nas penitenciárias está na pauta da CE

Comissão de Educação examina ensino médio nas penitenciárias

Aprovado projeto que institui ano letivo de 180 dias no ensino superior

PROJETO INSTITUI PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Projeto inclui direitos das mulheres no currículo do ensino médio