Aprovado projeto que recria o programa Biblioteca do Professor
A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (12), em decisão terminativa, projeto de lei de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que retoma o programa Biblioteca do Professor, instituído em 2003 e que durou até 2004 - período em que Cristovam era ministro da Educação. O programa tem por meta reforçar a formação técnica, científica e intelectual dos professores da rede pública de educação básica.
De acordo com o projeto (PLS 186/07), cada professor terá acesso, anualmente, a dois livros considerados vitais para a sua formação - os quais serão de uso, guarda e propriedade dos próprios professores. As despesas serão custeadas pelo Programa Nacional do Livro Didático.
Cristovam Buarque informou que, enquanto durou o programa, houve a distribuição de 1,5 milhão de livros, beneficiando cerca de 700 mil professores de, praticamente, conforme lembrou, todas as escolas de alfabetização e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com investimentos da ordem de R$ 14 milhões.
Com o propósito de tornar o projeto mais objetivo, o senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou emenda de redação, determinando que o programa Biblioteca do Professor seja estendido a todos os professores da rede pública da educação básica de ensino. O projeto original estabelecia que os beneficiados seriam os professores do ensino pré-escolar, fundamental e médio.
O relator do projeto, senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), destacou a importância do projeto para o desenvolvimento profissional dos professores. Os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Wilson Matos (PSDB-PR) também aplaudiram a aprovação do projeto.
Escola Técnica
Na mesma reunião, a CE aprovou também projeto (PLS 143/07) do senador Paulo Paim (PT-RS) que autoriza o poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Porto Alegre (RS), com sede na região da Reestinga - uma das áreas mais pobres do estado.
Paulo Paim acrescentou que a escola, que ficará sob a gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,irá fomentar o crescimento econômico da Reestinga, além de capacitar jovens para ao mercado de trabalho. O relator, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), informou que a escola de ensino profissionalizante de nível médio formará técnicos nos setores industrial, de serviços e agropecuário.
Na mesma reunião, a CE rejeitou projeto de lei (PLS 300/06) da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)que pretendia punir as escolas da rede pública e privada que se negassem a matricular alunos com deficiência, incluindo a suspensão do credenciamento de funcionamento do estabelecimento de ensino. O relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), argumentou que a lei e a própria Constituição já garantem a recepção de alunos com deficiência.
12/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que autoriza criação de Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor
União poderá criar programa Biblioteca do Professor
Azeredo reclama da exclusão de municípios mineiros no projeto que recria a Sudene, aprovado pela Câmara
Projeto do senador Cristovam Buarque institui a Biblioteca do Professor
USP recebe doação da Biblioteca do professor Vanzolini
CAE aprova projeto que recria a Sudeco