APROVADO VOTO DE PESAR PELA MORTE DE PIRES DE SABÓIA



O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (24), voto de profundo pesar pela morte do ex-deputado federal, jurista, jornalista, professor e escritor José Pires de Sabóia Filho. O requerimento - de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) e também assinado pelos senadores Bello Parga (PFL-MA), Edison Lobão (PFL-MA) e Ribamar Fiquene (PFL-MA) - inclui também o envio de condolências à família, ao estado do Maranhão e aos jornais Correio Braziliense e O Imparcial, jornais vinculados aos Diários Associados, grupo a que era ligado o jurista.
No requerimento, o senador José Sarney informa que José Pires de Sabóia Filho morreu no último dia 19, aos 84 anos, no Hospital do Coração, em São Paulo. Foi enterrado no dia 20, em Brasília. Pires de Sabóia foi duas vezes deputado federal pelo Maranhão, trabalhou durante vinte anos no Banco do Brasil e era professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão.
O ex-deputado foi um dos 21 acionistas que participaram do condomínio acionário criado por Assis Chateaubriand, e, em 1980, assumiu a consultoria jurídica dos Diários Associados. No cargo, sua maior vitória foi vencer uma ação de perdas e danos contra a União, em 1997, porque os Associados haviam tido seis concessões de rádio e TV cassadas.
Sarney informou ainda que Pires de Sabóia foi diretor-geral de O Imparcial, em São Luiz (MA) e que, poeta e cronista, teve um livro publicado pela Fundação Assis Chateaubriand, Lembranças de um advogado.

24/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado voto de pesar pela morte de Arafat

Aprovado voto de pesar pela morte de Didi

Aprovado voto de pesar pela morte de Drummond

Aprovado voto de pesar pela morte de Vilmar Faria

Aprovado voto de pesar pela morte de Synval Guazzelli

Aprovado voto de pesar pela morte do embaixador brasileiro