Aprovados indicados para embaixadas nos Emirados Árabes, Azerbaijão e Cabo Verde



O Senado aprovou nesta terça-feira (8) indicações para as chefias das embaixadas do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, no Azerbaijão e em Cabo Verde. A votação das indicações para dois outros postos, no Haiti e no Suriname, foi adiada para esta quarta-feira (9) a pedido do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O ministro de primeira classe João de Mendonça Lima Neto será o novo embaixador do Brasil junto aos Emirados Árabes. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores (CRE), em outubro, Lima Neto destacou a possibilidade de atração de investimentos por meio dos fundos soberanos do país árabe, que reuniriam cerca de US$ 600 bilhões.

O novo chefe da missão diplomática brasileira no Azerbaijão será o ministro de primeira classe Sérgio de Souza Fontes Arruda. Ao falar aos senadores da CRE, no fim de outubro, o diplomata observou que as trocas comerciais com o Brasil ainda são modestas, mas frisou que o país da Ásia vem tentando diversificar sua economia, atualmente muito dependente do petróleo.

Já a Embaixada do Brasil em Cabo Verde será chefiada pelo ministro de segunda classe João Inácio Oswald Padilha. Na CRE, ele ressaltou o desejo do país de servir de entreposto comercial para o comércio entre o Brasil e todos os países da costa oeste africana.



08/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicações para embaixadas no Azerbaijão e no Cabo Verde

CRE examina indicações para embaixadas no Azerbaijão e Cabo Verde

CRE aprova indicações para embaixadas no Peru e Emirados Árabes

CRE examina indicações para embaixadas em Santa Lúcia, Emirados Árabes e Sudão

CRE sabatina indicados para embaixadas no Azerbaijão e Colômbia

CRE aprova indicados para embaixadas do Brasil no Azerbaijão e na Colômbia