Aquecimento da economia estimula demanda por produtos da Petrobras



O avanço da economia tem puxado o crescimento da demanda por derivados da Petrobras, que subiu 12% no primeiro semestre de 2010. A informação foi dada nesta segunda-feira (13) pelo diretor de Refino e Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, durante a Feira Internacional de Petróleo e Gás, no Rio.

Três fatores, segundo o diretor, são os principais responsáveis pelo aumento da demanda. São eles: o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) —  a soma de todos os bens e serviços produzidos no País —, que elevou a demanda por diesel, o crescimento do transporte aéreo, que puxou a procura por querosene de aviação (QAV) e a opção pelo etanol. “Isso está elevando o crescimento, muito grande, desses três produtos”, afirmou Costa.

 

A demanda por derivados teve queda de 1,2% em 2009, depois de um crescimento entre 3% e 4% nos últimos anos, informou. Para 2010, a previsão é que o percentual de 12% se mantenha. “O mercado está extraordinário. Dá para ver a pujança da venda de derivados”, comemorou.

 

No evento, o diretor também fez previsões sobre a venda de asfalto. A expectativa da estatal é vender mais de 3 milhões de toneladas este ano, o que obriga a companhia a importar parte da matéria-prima. A maior parte do produto é usada na construção de novas estradas, principalmente no Nordeste.

 

Fonte:
 Agência Brasil



13/09/2010 19:38


Artigos Relacionados


Dinamismo dos países emergentes estimula demanda global, segundo Ipea

Governo estimula produção de borracha para atender crescente demanda interna

Schmidt prevê aquecimento da economia com o Plano de Investimentos do Governo

Raupp destaca pesquisas da Petrobras para minimizar o aquecimento global

Brasil investe em pesquisas voltadas à economia verde contra o aquecimento global

Prêmio estimula estudos de mercado e economia florestal