Raupp destaca pesquisas da Petrobras para minimizar o aquecimento global
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) chamou a atenção nesta terça-feira (13) para as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pela Petrobras para garantir que a exploração do petróleo da camada pré-sal seja feita de forma a não prejudicar o meio ambiente.
O senador explicou que, já que o petróleo do pré-sal tem uma concentração de dióxido de carbono de três a quatro vezes superior a do petróleo convencional, o manejo inadequado do produto poderia contribuir para o aumento do aquecimento global.
Para evitar possíveis danos ambientais, disse Raupp, entre as principais metas do Centro de Pesquisas da Petrobras está o desenvolvimento de processos tecnológicos para separação, transporte e armazenamento do dióxido de carbono do fundo do mar.
Raupp também registrou que a empresa vem há tempos investindo em tecnologias voltadas para o sequestro de carbono com o objetivo de reduzir o aquecimento global.
- Os investimentos da Petrobras em tecnologias de sequestro e armazenamento de dióxido de carbono contribuem diretamente para sua excelência ambiental, para a melhoria de nossa matriz energética e para o nosso crescimento econômico ecologicamente sustentável - afirmou.
O senador disse ainda que apresentou projeto de lei para garantir que parte dos royalties advindos da exploração do petróleo sejam destinados ao Fundo Amazônia Sustentável.
Servidores de Rondônia
O senador Valdir Raupp também pediu um prazo de uma semana para concluir seu relatório sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 87/03 no Senado, que na Câmara tramitou como PEC 483/05), que permite aos servidores do ex-território de Rondônia optarem pela incorporação ao quadro de pessoal da União.
Raupp explicou que, com as emendas acrescentadas pelos deputados - a matéria foi aprovada na Câmara na semana passada -, alguns pontos carecem de melhor esclarecimento. Ele disse desejar elaborar um relatório que tenha a participação dos sindicatos e da bancada de Rondônia.
13/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Técnico da Embrapa reclama de escassez de recursos para pesquisas sobre aquecimento global
Brasil investe em pesquisas voltadas à economia verde contra o aquecimento global
Acordo global é imprescindível para reduzir efeitos do aquecimento global, dia Ipea
Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia
Desmatamento do cerrado contribui para o aquecimento global, dizem especialistas
Especialista defende criação de plano para enfrentar o aquecimento global