Araraquara homenageia Ruth Cardoso com escola



A inauguração aconteceu neste sábado, 30, e contou com presença de José Serra

O governador José Serra participou neste sábado, 30, de uma grande homenagem do município de Araraquara a uma de suas mais célebres cidadãs, Ruth Cardoso. A antropóloga e ex-primeira dama do país, falecida no final de junho, emprestou o nome à mais nova escola municipal da cidade.

“Um município, um estado, um país não se caracteriza apenas pelos homens e mulheres que tem, vivendo, fazendo e construindo. Ele se caracteriza também pelas pessoas que podem homenagear. Araraquara tem o privilégio de poder homenagear uma das maiores figuras do Brasil contemporâneo, que foi a Ruth Cardoso”, afirmou o governador José Serra, presente à inauguração, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Quando da missa de sétimo dia da ex-primeira-dama, realizada na capela do Colégio Sion, em Higienópolis, região central da capital paulista, Serra definiu-a como uma mulher de ação, que não ficava teorizando, nem cruzava os braços, mas atuava. “Ruth nos lembrou a todos nossas melhores virtudes, que elas ainda existem, nela reunidas de maneira exemplar”, disse o governador à época. Serra ainda parafraseou um poema de Manuel Bandeira em alusão ao amigo Mário de Andrade para saudar a amiga. “Irei até sua casa e ela não estará. Imaginarei: está no sítio de Ibiúna, está numa reunião na Cidade Tiradentes ou no Rio com seus netos. Saberei que não, pois se ausentou para outra vida”.

Em Araraquara, o governador lembrou que, ao longo de sua extensa convivência com Ruth Cardoso, a cidade era algo sempre presente. “Ruth era essencialmente uma educadora. Portanto, melhor homenagem não existe do que a inauguração de uma escola”, completou.

A Escola Municipal Professora Doutora Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, instalada no número 268 da Avenida Dorival Arlindo Falcone, no Jardim Maria Luiza, tem capacidade para 600 alunos de 1º a 9º ano.

O Governo do Estado mantém 27 escolas em Araraquara, que atendem mais de 20 mil estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Esse número deve ser ampliado: o governador José Serra anunciou que o governo estadual vai liberar recursos para a construção de três novas escolas na cidade.

Dona Ruth

Ruth Cardoso, nascida em Araraquara em 1930, conheceu seu marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda na universidade. Casaram-se e tiveram três filhos. Viveram juntos em exílio em Santiago, onde lecionou na Universidade do Chile. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), foi pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Quando primeira-dama fundou e presidiu o projeto Comunidade Solidária, unindo governo, sociedade civil, universidades e empresas na esperança de melhorar as condições de vida da população. Morreu aos 77 anos.

Manoel Schlindwein

(I.P.)



08/30/2008


Artigos Relacionados


Heráclito homenageia Ruth Cardoso

Papaléo homenageia professora Ruth Cardoso

Marconi Perillo homenageia Ruth Cardoso

Em nome do PMDB, Valdir Raupp homenageia Ruth Cardoso

Para Marisa Serrano, Ruth Cardoso "fez escola como primeira-dama"

TUMA HOMENAGEIA DONA RUTH CARDOSO PELO COMBATE À FOME