Área de proteção no Paraná ganha nova identidade visual



A Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi presenteada por seus parceiros com uma nova identidade visual. A marca foi um presente do Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafem) e seus municípios consorciados e da agência Salla Comunicação.

O objetivo dessa iniciativa é de estreitar os laços de parceria entre a unidade de conservação (UC) e a comunidade remanescente do rio Paraná. A identidade visual foi criada na forma de um mosaico, inspirado na arte decorativa milenar de embutir pequenas peças para formar uma imagem, a qual representa o mosaico da conservação que é a APA.

A agência que desenvolveu a identidade visual explica que a cor azul representa o rio Paraná, os recursos naturais e os recursos pesqueiros. A cor verde simboliza as ilhas e as várzeas, além da biodiversidade, a fauna e flora. Na cor laranja, as pessoas, a vida e a agropecuária. Na marca a palavra APA é envolvida por um mosaico de cores em forma de folha.

Segundo o chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Erick Xavier, as mesmas cores representam o tripé da sustentabilidade: a economia (azul), a natureza (verde) e o social (laranja), uma analogia à política que será adotada para a gestão da UC, de equilíbrio entre estes três fatores. "A natureza, a sociedade e a economia são elementos dinâmicos, portanto as três peças do mosaico se encaixando e se alternando no canto direito superior, significam essa constante mudança e dinamismo", explica Xavier.

Fonte:
ICMBio



10/12/2013 18:24


Artigos Relacionados


TV Brasil ganha nova identidade visual

Senado unifica identidade visual

Senado vai unificar identidade visual

ONU contrata designer para criação de identidade visual

Metrô de São Paulo planeja mudança na identidade visual

Representantes do setor público debatem no Senado importância da identidade visual