Arlindo Porto agradece o apoio recebido na eleição para a Presidência do Senado



O senador Arlindo Porto (PTB-MG) agradeceu em discurso no plenário, nesta quarta-feira (dia 21), o apoio que recebeu dos senadores que acreditaram em sua proposta na eleição para a Presidência da Casa, realizada no último dia 14. Dizendo-se honrado por ter disputado a Presidência, Arlindo Porto destacou que não se colocou contra qualquer candidatura, mas apenas buscou caminhos que atendessem ao que esperava o povo brasileiro. "Acredito que desta eleição em diante o Senado estará cada vez mais perto do povo", afirmou.

O senador destacou o apoio do Partido da Frente Liberal (PFL), do Partido Progressista Brasileiro (PPB) e do próprio PTB, ao qual pertence. Tal apoio garantiu à sua candidatura um total de 28 votos, 35% do total dos 81 senadores, com apenas 24 horas de campanha.

- Aproveito para ressaltar como foi democrático, disputadíssimo até o último momento e de alto nível o processo eleitoral que acabou por escolher o senador Jader Barbalho para a Presidência - disse o senador.

Na avaliação de Arlindo Porto, o Senado escolheu o seu novo presidente "com o voto da razão, da consciência e da independência, sem submissão a ninguém". O senador creditou esse mérito à Mesa da Casa, sob o comando do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Arlindo Porto disse, ainda, que o Senado está cada vez mais aberto à vigilância e à fiscalização permanente da imprensa, principalmente devido aos seus próprios veículos de comunicação - a TV, a rádio, a agência e o Jornal do Senado -, que "escancaram tudo o que acontece nessa Casa diuturnamente".

O senador lembrou sua extensa carreira política, que ele iniciou como prefeito de Patos de Minas (MG), ocupando em seguida os cargos de vice-governador no governo Hélio Garcia em Minas, de senador e de ministro da Agricultura e Abastecimento do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele afirmou que, passada a eleição, continuará lutando para que a harmonia e a independência dos poderes sejam uma realidade, que o ambiente propício à governabilidade do país seja mantido e conservado e que as vozes discordantes sejam sempre garantidas e respeitadas.

Em aparte, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI) disse, como líder e em nome do PFL, que a candidatura de Arlindo Porto será um alicerce para um futuro político brilhante. Destacando o currículo do senador, Hugo Napoleão lembrou que ele foi escolhido "em uníssono" como candidato do PFL à Presidência da Casa por sua combatividade e altivez.

21/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arlindo Porto agradece apoio a projeto que regulamenta a profissão de cerimonialista

Arlindo Porto é o terceiro candidato à Presidência do Senado

Rosalba Ciarlini agradece eleição para presidência da CAS

Mário Couto agradece apoio recebido no primeiro ano de mandato

Casildo Maldaner agradece apoio recebido após sofrer ataque cardíaco

Roberto Azevêdo agradece apoio do Congresso em eleição para diretor-geral da OMC