ARLINDO PORTO: EMBRAPA REPRESENTA MAIS TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE



Ex-ministro da Agricultura, o senador Arlindo Porto (PTB-MG)ressaltou hoje (dia 7) ter sido a tecnologia e a pesquisa desenvolvidas pela Embrapa as maiores responsáveis pelo aumento de produtividade, redução de custos emelhoria de qualidade nos produtos agrícolas brasileiros. Essa iniciativa permitiu ao Brasil produzir 80 milhões de toneladas no ano passado, gerando superávits comerciais da ordem de 11,7 bilhões de dólares na área do agrobusiness.

Para o senador, sem a pesquisa capitaneada pela Embrapa, certamente não teria sido possível ocupar os cerrados, fazendo do Brasil o segundo produtor mundial de soja, com a maior fronteira agrícola do planeta. "Onde há altitude e água, está o cerrado atraindo a cafeicultura. Graças à pesquisa foi possível a redução do uso de insumos, particularmente de adubos e agrotóxicos, tornando o cultivo mais econômico e reduzindo a agressão ao meio ambiente. Somente a tecnologia de fixação de nitrogênio por bactérias resulta numa economia anual de 1,5 bilhão de dólares", enfatizou.

Arlindo Porto afirmou que, diante de tantas conquistas, já chegou o momento de o Senado se aproximar dos cientistas e pesquisadores para discutir temas como a propriedade intelectual, a defesa da biodiversidade, o controle das novas variedades e as conseqüências da clonagem vegetal e animal. "Dessas definições dependerão a capacidade competitiva do Brasil e de seus produtores, bem como a criação de condições de gerar emprego e renda no campo e na cidade", observou.

Em aparte, o senador Levy Dias (PPB-MS) elogiou o trabalho da Embrapa,explicando que sempre utiliza os serviços da empresa em suas atividades de produtor de milho e sorgo em seu estado. "O órgão desenvolveu novas variedades desses produtos, mais rentáveis e resistentes a pragas e a eventuais secas. A tecnologia de cultivo de arroz de sequeiro tornou o cerrado um produtor com potencial para suprir as necessidades do mundo inteiro. Esse é o caminho a seguir, se o Brasil quiser disputar com produtores norte-americanos, da Europa e até da América Latina", acrescentou.



07/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arlindo Porto destaca contribuição da Embrapa

Tecnologia da Embrapa aumenta a produtividade do café

Arlindo Porto diz que Pedro Aleixo foi um dos mais destacados mineiros

Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra

Embrapa defende pagamento a quem conservar e aumento da produtividade

Presidente da Embrapa defende aumento da produtividade com preservação ambiental