Tecnologia da Embrapa aumenta a produtividade do café
Depois de 12 anos, a Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), concluiu uma pesquisa sobre o café. O projeto confirmou o aumento da produtividade do alimento, em cerca de 60%, sem o uso de irrigação.
A técnica desenvolvida consiste em deixar o grão sem água, na condição de estresse hídrico durante um período de 72 dias, sendo o período ideal entre 24 de junho e 4 de setembro. Nesta situação, a floração se dá de maneira uniforme e os grãos cereja aparecem ao mesmo tempo. Com a irrigação convencional, 25 a 30% da floração é simultânea. Já com o método desenvolvido, esta faixa passa para 85 a 95%.
O modelo promove a queda no custo da produção. Cerca de 35% de água e da energia necessária para irrigação são economizadas. Além disso, o custo de operação da colheita cai de 40 a 45%. Para o coordenador da pesquisa, Antônio Guerra, trata-se de uma ótima alternativa ao produtor. “Não há necessidade de investimento e é possível usar a água economizada para outras finalidades”, explica. O pesquisador é engenheiro agrícola e pós-doutor em engenharia de irrigação.
Cafeicultores da Bahia, de Goiás e Minas Gerais participaram da pesquisa e já utilizam a técnica. Há a estimativa que cerca de 36 mil hectares de café sejam cultivados com o método. O produtor Guy Carvalho utiliza o período de estresse hídrico há cinco anos e confirma a eficácia. “Melhorou a qualidade do nosso café e colaborou com a produtividade”, comemora.
A pesquisa foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar com especialistas em engenharia agrícola, fisiologia da planta, nutrição, agronomia, controle de pragas e doenças, que analisaram todos os aspetos do sistema. A Embrapa recebeu apoio de universidades, produtores, empresas privadas e instituições. “O trabalho em conjunto foi fundamental para que o projeto fosse viabilizado”, afirma o coordenador Antônio Guerra.
Fonte:
Ministério da Agricultura
04/08/2011 17:19
Artigos Relacionados
ARLINDO PORTO: EMBRAPA REPRESENTA MAIS TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE
Café brasileiro tem produtividade aumentada por meio de novas tecnologias
RICARDO SANTOS DÁ SUGESTÕES PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE DO CAFÉ BRASILEIRO
Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra
Embrapa defende pagamento a quem conservar e aumento da produtividade
Presidente da Embrapa defende aumento da produtividade com preservação ambiental