Armando Monteiro aponta falta de visão do Estado para atender à agenda social
Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) disse que a agenda política pública na área social está restrita à falta de visão e generosidade do setor público em proporcionar saúde, segurança, educação, previdência social e uma política de renda de boa qualidade à população.
Embora tenha ressaltado que cada um desses setores possui característica própria e exige foco específico, Armando Monteiro disse que é inquietante o ponto que os une: a contradição entre a demanda crescente da população e as limitações legais e financeiras do setor público.
Na avaliação de Armando Monteiro, a obra recente 'Brasil, a nova agenda social', dos economistas Edmar Bacha e Simon Schwartzman, serve para comprovar que os enfoques simplistas são insuficientes na busca de soluções para uma moderna agenda social.
Armando Monteiro disse ainda que merece análise cuidadosa o resultado do Censo de 2010, que, segundo ele, reproduz de forma minuciosa o novo perfil da sociedade brasileira. Para o senador, o avanço social havido nos últimos anos levaram a um aumento do consumo, mas não necessariamente à melhoria da qualidade de vida da população.
- Basta avaliar o resultado pela ótica da infraestrutura, saneamento, educação e saúde à disposição das pessoas - afirmou.
O senador observou ainda que o Brasil envelhece, processo que traz no seu bojo a elevação dos custos de assistência, enquanto se reduz a participação da população no mercado de trabalho.
- Há um passivo de séculos de falta de instrução e civilidade. Temos aí uma ótima oportunidade para as lideranças do Senado acolherem de forma produtiva esse debate. Oposição e governo devem trabalhar de forma isenta de paixões - afirmou o senador, observando que a presente crise financeira internacional também impõe riscos ao crescimento do país.
30/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro defende agenda para aumentar competitividade da indústria brasileira
Armando Monteiro aponta esgotamento da guerra fiscal
Armando Monteiro aponta estagnação do Brasil no comércio internacional
Armando Monteiro diz que Brasil precisa de 'agenda de inovação desafiadora'
Armando Monteiro propõe agenda da cidadania e novo plano nacional de desenvolvimento regional
Armando Monteiro: inovação deve ser política de Estado