Armando Monteiro defende agenda para aumentar competitividade da indústria brasileira



O senador Armando Monteiro (PTB-PE) cobrou em Plenário nesta quarta-feira (7) a urgente implementação de uma agenda pró-competitividade para o setor industrial brasileiro. O senador revelou que a indústria não registrou crescimento significativo no último ano, tendo influenciado no desempenho insatisfatório do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011.

Segundo Armando Monteiro, a indústria enfrenta uma conjuntura extremamente desfavorável. Um dos motivos é a valorização da moeda brasileira, que incentiva as importações de produtos manufaturados. Há cinco anos, explicou o senador, as importações respondiam por apenas 11% do consumo de produtos manufaturados no país. Hoje, os produtos importados já atendem 22% dessa demanda. Além da concorrência com o mercado internacional, o setor industrial sofreria também com a perda de competitividade, em decorrência dos altos custos da produção, pressionado pelos encargos tributários e pelo custo Brasil, entre outros fatores.

- É hora de nos darmos conta de que a indústria precisa de uma agenda pró-competitividade seja implementada – defendeu o senador.

Para Armando Monteiro, será necessária uma agenda de médio e longo prazo, com medidas como a melhoria do sistema educacional para que o setor tenha capacidade de investir em inovação tecnológica, e uma agenda mais imediata, com medidas a curto prazo. Entre essas medidas está a aprovação no Senado do Projeto de Resolução 72/2010, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que uniformiza, em todos os estados do país Brasil, a cobrança do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas do exterior.

O senador também classificou como “inaceitável” a decisão do Congresso Nacional de aprovar leis que concedendo incentivos fiscais a produtos importados.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro alerta para perda de competitividade da indústria brasileira

Armando Monteiro destaca esforços para aumentar investimentos produtivos

Brasil precisa melhorar gestão e aumentar a produtividade, diz Armando Monteiro

Armando Monteiro comemora crescimento da indústria naval no Brasil

Armando Monteiro pede medidas urgentes de apoio à indústria

Armando Monteiro aponta falta de visão do Estado para atender à agenda social