Armando Monteiro demonstra preocupação com desindustrialização do Brasil




Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Armando Monteiro(PTB-PE) criticou a concessão de incentivos que ainda são oferecidos a produtos importados no Brasil. A concessão de incentivos à importação, disse o senador, significa que o Brasil está incentivando empregos em outros países.

- Há uma fortíssima penetração de produtos importados, que vão subtraindo espaço da produção brasileira, o que significa dizer perda de empregos no setor industrial em nosso país - alertou.

O senador lembrou que a valorização do real desfavorece a competitividade da produção, acrescentando que a perda de competitividade da indústria nacional também tem origem em "ineficiências sistêmicas" como a alta carga tributária, o custo de capital, as deficiências de infraestrutura, o excesso de burocracia e os problemas no sistema educacional.

- Ainda temos problemas de baixa escolaridade do trabalhador brasileiro, que, a despeito de responder muito bem aos programas de treinamento e de capacitação, tem, evidentemente, a dificuldade que decorre da baixa escolaridade média - disse o senador.

Armando Monteiro disse que ainda há, no Brasil, uma desconexão entre o ensino médio e o ensino técnico, falha que pode ser atenuada com o Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), lançado em 2011 pelo governo federal. Outro programa elogiado pelo senador foi o Plano Brasil Maior, de incentivo à indústria. Para o senador, o plano parece bem concebido, mas as medidas previstas precisam ser implementadas com urgência.

- Queria lembrar a esta Casa a importância desse debate e, mais do que isso, sublinhar o sentido de urgência de algumas medidas que precisam ser efetivamente implementadas, sob pena de perdermos ainda posições na indústria do nosso país - concluiu.



08/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro elogia Plano Brasil Maior

Armando Monteiro diz que infraestrutura deficiente eleva custo Brasil

Armando Monteiro diz que Brasil precisa de 'agenda de inovação desafiadora'

Armando Monteiro aponta estagnação do Brasil no comércio internacional

Armando Monteiro comemora crescimento da indústria naval no Brasil

Armando Monteiro elogia novas medidas do Plano Brasil Maior