Armando Monteiro ressalta papel do Sistema S na qualificação de trabalhadores
O senador Armando Monteiro (PTB-SE) ressaltou, nesta quarta-feira (5), o papel decisivo que as entidades do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Senat, Sest e Senar) desempenham na qualificação do mercado profissional e na melhoria do padrão de vida dos trabalhadores.
Armando reconheceu que ainda existe uma enorme carência na área de qualificação profissional no Brasil, mas ressaltou que se não fossem essas entidades, o país não teria chegado à condição de montar uma das mais importantes plataformas manufatureiras do mundo.
- Teria sido possível construir isso sem o papel fundamental dessas entidades, que ao longo de sete décadas, através de uma ação continuada, puderam formar quadros para a indústria brasileira ? – indagou.
Armando Monteiro assinalou a importância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na educação tecnológica e na elevação da competitividade da indústria. Ele afirmou que a entidade consolidou-se como um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.
- São 817 escolas fixas e móveis, que atendem 2.700 municípios em todo o país e pelas quais já passaram mais de 58 milhões de estudantes. A instituição oferece, ainda, cursos a distância disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para aqueles trabalhadores que não dispõem de tempo para se deslocar até as salas de aula – elogiou.
O senador destacou que o Senai, por sua excelência no ensino, é o principal parceiro do governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), respondendo por 47% das matrículas. Armando ressaltou que a educação é a base para construção de uma indústria inovadora e competitiva e disse que o ensino técnico representa uma chance para a juventude que não consegue ir à universidade.
- Temos que enfrentar o desafio de expandir a oferta de oportunidades de formação de recursos humanos com alta qualidade no país, que só será viabilizado com significativo e bem aplicado aporte de investimentos dos setores público e privado – ponderou.
05/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Armando Monteiro comemora aprovação de dedução do IR de gastos com qualificação de empregados
Armando Monteiro: sistema tributário atual ameaça conquistas do Simples
Ataídes Oliveira volta a criticar Sistema S e é contestado por Armando Monteiro
Raupp ressalta papel da CLT na defesa dos direitos dos trabalhadores
Armando Monteiro se diz inconformado com não votação da MP 601
Armando Monteiro defende fim da intervenção no Mercantil