Arns destaca importância da equitação na reabilitação de deficientes



Ao abrir a sessão especial do Senado em homenagem ao 12º Congresso Internacional de Equoterapia e Workshop, que se realiza em Brasília até sábado (12), o senador Flávio Arns (PT-PR) destacou a importância da equitação como prática terapêutica de sociabilização e reabilitação de pessoas com deficiência física ou mental. Arns é autor do requerimento de homenagem e de projeto de lei do Senado (PLS 177/06) que institui o 9 de agosto como Dia Nacional da Equoterapia.

VEJA MAIS

Arns informou que a equoterapia foi iniciada no país em 1989 e atende, hoje, a 12 mil praticantes em 250 centros espalhados pelo território nacional. O parlamentar creditou à Associação Nacional de Equoterapia (Ande), reconhecida como instituição de utilidade pública, o impulso à prática no país. Também registrou sua satisfação com o fato de o Brasil sediar, pela primeira vez, um evento que traduz o reconhecimento da comunidade internacional ao trabalho realizado por um país em desenvolvimento.

- A equoterapia é um método de tratamento que usa o cavalo para estimular o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. O vínculo de afeto estabelecido entre o homem e o animal reforça sua confiança em si mesmo e é requisito fundamental para melhorar a auto-estima - assinalou.

Arns também reivindicou, na ocasião, urgência para aprovação de projeto de lei do Senado (PLS 456/03), apresentado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, que prevê a oferta de equoterapia para reabilitação de deficientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na opinião do petista, relator da matéria no Senado, a medida é um passo fundamental para democratizar essa prática terapêutica e, assim, garantir o pleno direito dos deficientes à saúde e à inserção social.



09/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alcântara destaca a importância do esporte para reabilitação de deficientes

Flávio Arns destaca importância do Aqüífero Guarani para o país

Flávio Arns destaca importância dos meio de comunicação no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência

Software inclui musicoterapia na reabilitação de crianças deficientes

Tião Viana quer reforçar reabilitação de trabalhadores incapacitados e deficientes

Novo laboratório da Rede Lucy Montoro dispõe de 13 equipamentos de ponta para reabilitação de deficientes