Flávio Arns destaca importância do Aqüífero Guarani para o país



Em discurso nesta quarta-feira (15), no Plenário, o senador Flávio Arns (PT-PR) chamou a atenção para a importância do chamado Aqüífero Guarani para o Brasil. O Aqüífero Guarani, explicou o senador, é um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, e localiza-se na região compreendida entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Para Arns, os quatro países devem conjugar esforços para criar um marco legal que estabeleça as maneiras de exploração compartilhada e sustentável desses recursos hídricos.

- É uma das maiores riquezas naturais do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Devemos cuidar muito bem dessa imensa e preciosa reserva de águas subterrâneas. A superexploração pode desequilibrar seu funcionamento natural. Deve ser explorado, mas em nível sustentável - disse Arns.

O senador informou que o aqüífero tem cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, e 70% está em território brasileiro, embaixo dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um único poço perfurado nesta região, acrescentou Arns, pode render 700 mil litros de água por hora.

- No interior do estado de São Paulo, a exploração do Aqüífero Guarani já é essencial para o abastecimento de água de 65% das suas zonas urbanas e, no estado do Paraná, já existem cerca de 40 sedes municipais de pequeno e médio portes sendo abastecidas com as águas do Guarani - disse Arns.

Em alguns locais, disse o senador, a temperatura das águas pode chegar a 60 graus Celsius, podendo ser utilizadas para fins terapêuticos ou turísticos, como já ocorre no Uruguai há mais de 50 anos. Outra utilização seria a irrigação para produção de alimentos, aumentando a produtividade agrícola.

Para Arns, os quatro países devem cuidar do reservatório, que pode sofrer diversos tipos de poluição, como as provenientes de lixões e utilização de agrotóxicos. Ele sugeriu que a exploração do aqüífero seja discutida pelo Parlamento do Mercosul.



15/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encontro em Bauru discutiu importância do Aqüífero Guarani

Flávio Arns destaca importância dos meio de comunicação no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência

Flávio Arns ressalta importância do Legislativo para estudantes de Direito

Flávio Arns ressalta a importância do trabalho de Louis Braille para as pessoas com deficiência

Flávio Arns ressalta importância de valorizar família em vez de bens

Flávio Arns homenageia Major Padilha e lembra importância da Marinha