Arns lembra oitavo aniversário da morte de dom Hélder Câmara



"Quando dou pão aos pobres, chamam-me de santo; quando pergunto pelas causas da pobreza, me chamam de comunista". Essa era uma das frases que o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, costumava dizer. O oitavo aniversário de sua morte, transcorrido no dia 27 de agosto, foi lembrado no início da noite desta quarta-feira (19) pelo senador Flávio Arns (PT-PR).

Para o senador pelo Paraná, dom Hélder foi um exemplo de coerência por ter vivido na prática o discurso que pregava. Flávio Arns opinou que a história da vida do arcebispo deveria ser mais divulgada e a sua figura mais apresentada como um modelo a ser seguido por todos, especialmente pelos jovens, em quem dom Hélder muito confiou e acreditou.

- A imagem que surge diante dos nossos olhos, quando lembramos dele, é a figura de um pastor. O bispo dom Luciano Mendes de Almeida, recentemente falecido, em artigo na Folha de S. Paulo, quando dom Hélder morreu, escreveu que ele foi um pastor zeloso que acolhia suas ovelhas não por serem suas, mas por serem ovelhas - registrou Flávio Arns.

O caráter acolhedor de dom Hélder foi rememorado por Flávio Arns. Ele comentou que o arcebispo acolheu tanto às pessoas de posse como aos pobres. Parafraseando dom Luciano, Arns disse que dom Hélder acolhia não pelo fato de as pessoas possuírem muito ou não possuírem nada, mas apenas por serem pessoas.

Em aparte, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) classificou dom Hélder como um dos maiores brasileiros de sua geração, referência para centenas de milhares de pessoas e símbolo de fé e de dedicação sobretudo às pessoas mais pobres. Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) classificou o arcebispo de "um santo" ao qual pôde conhecer pessoalmente.

Por sua vez, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) observou que o legado deixado por dom Hélder foi mostrar aos mais pobres que eles tinham direito a ter um futuro. Em nome da Mesa, o senador Tião Viana (PT-AC) destacou que dom Hélder "viveu em ampla santidade" a sua passagem pela terra.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arns lembra oitavo aniversário da morte de Dom Hélder Câmara

Simon lembra aniversário da morte de João Goulart

Secretaria da Justiça festeja oitavo aniversário do CIC Sul

Cristovam homenageia dom Hélder Câmara

Cristovam homenageia Dom Hélder Câmara

Encerrada homenagem a Dom Helder Câmara