ARRUDA CRITICA SEGURANÇA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) disse hoje (dia 9) que nunca o Distrito Federal esteve tão mal servido na segurança pública como atualmente. "É injustificável que o governo da capital do país permita que haja invasões de prédios públicos antecipadamente declaradas à imprensa sem haver uma prevenção para isso", afirmou.
- Essas falhas são absolutamente injustificáveis. Basta dizer que, em dois anos e meio, já estamos no quinto comandante da Polícia Militar; basta dizer que o tenente da Polícia Militar que realizou o seqüestro que foi manchete de jornais de todo o país, misteriosamente, fugiu da cadeia e ninguém mais fala a respeito - assinalou.
Arruda salientou que a forma como está sendo gerida a área de segurança pública de Brasília confunde posições constitucionais com questões partidárias, "ferindo a autoridade da capital do Brasil". O senador mostrou-se contrário a projeto de lei, em tramitação na Câmara, que transfere a nomeação dos chefes de segurança pública do DF para o governo federal.
- Considero que a correção desses equívocos deva ser de outra forma. O Governo do Distrito Federal, quer seja do professor Cristovam Buarque ou de qualquer outro, é, por definição, transitório, e modificar as regras de indicação dos comandos de áreas de segurança pública fere a autonomia política de Brasília - frisou. O pronunciamento de Arruda foi apoiado pelo senador Leonel Paiva (PFL-DF).
09/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno
Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal
Rollemberg critica o governo do Distrito Federal
Rodrigo Rollemberg critica governo do Distrito Federal
Distrito Federal realiza Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional
Rollemberg critica governo do Distrito Federal e pede preservação de área da Embrapa