ARRUDA HOMENAGEIA VILSON KLEINÜBING NO PRIMEIRO ANO DE SUA MORTE



O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) prestou uma homenagem ao ex-senador catarinense Vilson Kleinübing no primeiro aniversário de sua morte, em 23 de outubro, lamentando a perda "desse homem público que fugia à regra". Para Arruda, ele foi extraordinário, excepcional e invulgar em sua maior preocupação, que era o saneamento das finanças públicas. Arruda ressaltou a façanha de Kleinübing, quando governador de Santa Catarina, de reduzir o déficit de seu estado em 400% durante o primeiro ano de mandato, em 1991.
Arruda relembrou que Kleinübing achava fácil identificar na Câmara e no Senado as bancadas regionais, dos grupos religiosos e dos ruralistas, mas sentia falta de uma bancada que defendesse os interesses da "viúva", as contas públicas, segundo ele a grande desamparada. Arruda destacou a atuação séria e responsável de Kleinübing na defesa das contas públicas, que, segundo ele, teve como ponto culminante os trabalhos da CPI dos Precatórios.
- Guardava ele a firme convicção de que o endividamento irresponsável viria, mais cedo ou mais tarde, a inviabilizar por completo a administração pública, com conseqüências catastróficas. Firmado nessa convicção, definia suas posições e traçava o rumo de sua atuação - quer no Executivo, quer no Legislativo -, e daí não se afastava um milímetro sequer. Foi com essa retidão de conduta na vida pública que granjeou a admiração e o respeito de companheiros e adversários - elogiou Arruda.

18/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALTHOFF HOMENAGEIA VILSON KLEINÜBING

SENADO HOMENAGEIA VILSON KLEINÜBING

SENADO HOMENAGEIA VILSON KLEINÜBING

SESSÃO É DEDICADA A VILSON KLEINÜBING

MORRE O SENADOR VILSON KLEINÜBING

TOMA POSSE SUPLENTE DE VILSON KLEINÜBING