Artesãos do Acre serão qualificados no uso de produtos florestais para melhorar renda



A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o governo do estado do Acre firmaram convênio que visa fortalecer a produção de produtos florestais madeireiros e não madeireiros no município de Porto Acre (AC).

O objetivo é disponibilizar produtos tecnológicos florestais madeireiros e não madeireiros para a iniciativa privada, aproveitando as pesquisas da Fundacao de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) no desenvolvimento de soluções tecnológicas com uso sustentável desses recursos naturais. O projeto pretende desenvolver técnicas inovadoras de produção artesanal da associação de mulheres artesãs da Vila do Incra, município de Porto Acre, com a elaboração e disponibilização de kit tecnológico de produtos florestais.

Segundo a Sudam, os recursos ou produtos florestais não madeireiros estão entre os diversos recursos naturais da Amazônia que vêm sendo extraidos, eliminados ou substituídos no processo do desmatamento, a exemplo das plantas medicinais, extratos, sementes etc. Estes recursos vêm sendo amplamente utilizados no mercado em processos de produção industrial ou artesanal. Além de úteis ao mercado consumidor, esses produtos geram oportunidades de emprego e renda às comunidades locais de artesãos.

As artesãs vão aprender a desenvolver uma carteira de produtos com utilização de técnicas acuradas, proporcionando qualidade ao trabalho, além de ampliar a gama de oportunidade de negócios, por meio da variabiliade de usos dos recursos naturais disponíveis.

 

Fonte:
Sudam

 



06/01/2012 18:00


Artigos Relacionados


Profissionais serão qualificados para atendimento de pessoas com síndrome de Down

Professores serão qualificados para trabalho em escolas indígenas

Técnicos em radiologia serão qualificados para operar mamógrafos

Meio Ambiente sugere regulamentação de produtos para combater incêndios florestais

Serviço Florestal Brasileiro assina acordo para garantir produtos florestais sustentáveis

Profissionais que atuam no Programa Bolsa Família serão qualificados