Técnicos em radiologia serão qualificados para operar mamógrafos



O Ministério da Saúde começou a promover na última quarta-feira (14) cursos de capacitação de docentes que coordenarão e ministrarão aulas de especialização em Mamografia para técnicos em radiologia, nas escolas e centros formadores do SUS em todo o País. O objetivo é promover a formação de profissionais capacitados em operar os mamógrafos existentes na rede pública, promovendo maior produtividade dos equipamentos, com o aumento do número de exames realizados.

Serão qualificados, nos três dias de aula que acontecem em Brasília, mais de 60 profissionais de nível superior graduados em Tecnologia em Radiologia. Eles serão habilitados para darem aulas de especialização em Mamografia, o que permitirá às 36 instituições que compõe a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), oferecer cursos específicos da área.

O objetivo é capacitar o futuro professor a ensinar o técnico em mamografia a executar com competência o processo de exame, desde o recebimento da paciente, até a avaliação da qualidade do exame para a produção do laudo médico.

As ações destinadas ao reforço do contingente desses profissionais estão em andamento desde que auditorias do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) evidenciaram a baixa produtividade dos mamógrafos. “Estamos trabalhando no sentido de promover a formação de qualidade nesta área tão importante e demandada pelo SUS, para garantirmos que mamógrafos não vão ficar parados ou produzindo abaixo do esperado. Este curso vai preparar professores e realmente disseminar por todo o país as técnicas radiológicas em Mamografia”, explica a coordenadora-geral de ações técnicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Clarice Aparecida Ferraz.

O Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) destina-se a promover a formação e a qualificação de profissionais de nível médio, por meio da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Em 2009 e 2010, foram investidos cerca de R$ 65 milhões e abertas quase 30 mil vagas em cursos técnicos de capacitação por todo o País.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



16/12/2011 17:55


Artigos Relacionados


Profissionais serão qualificados para atendimento de pessoas com síndrome de Down

Professores serão qualificados para trabalho em escolas indígenas

Romeu Tuma quer apurar se nota técnica foi elaborada por técnicos não qualificados

Mercado de orgânicos esbarra na falta de técnicos qualificados e na desinformação, avaliam especialistas

Artesãos do Acre serão qualificados no uso de produtos florestais para melhorar renda

Profissionais que atuam no Programa Bolsa Família serão qualificados