Talentos do Brasil vendem produtos de artesãs da agricultura familiar em loja virtual
O programa Talentos do Brasil conta agora com uma página de compras pela internet. No e-commerce ou comércio eletrônico, clientes de todo o País podem comprar os produtos exclusivos das artesãs da agricultura familiar, ter acesso às histórias dos grupos, além de acompanhar a marca nas redes sociais. A moda sustentável é produzida por meio das experiências e das tradições culturais de cerca de duas mil artesãs que vivem em áreas rurais do País.
Um dos focos do Talentos do Brasil é fortalecer o processo de gestão, promoção e comercialização dos grupos artesanais. A coordenadora do programa, Patrícia Guimarães, conta que o projeto da loja virtual surgiu para facilitar a comunicação dos grupos com consumidores e lojistas e promover a marca. “Durante as feiras e eventos, os clientes nos perguntavam sobre um site para compras. Sempre sentimos essa necessidade e por isso lançamos a loja virtual. É um processo dinâmico pelo qual as pessoas vão poder participar, comprar e dar sua opinião sobre os produtos”, ressalta.
Apenas no dia do lançamento do site, na última sexta-feira (28), a loja virtual alcançou 900 acessos.
Programa
O programa Talentos do Brasil desenvolve atividades de multiplicação do conhecimento para democratizar os saberes, a cultura e os valores locais e apoiar a autonomia dos grupos produtivos. Com esse intuito, há dois anos, os grupos dos 12 estados brasileiros que integram a Cooperativa Central Única das Artesãs (CooperÚnica), têm acesso à internet. “O e-commerce integra uma série de ações do programa. As agricultoras vão poder ver seus produtos no mundo virtual. Por isso fazemos questão de contar a história dessas mulheres e das cooperativas que elas participam”, justifica.
O Talentos do Brasil é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desde 2005. De lá para cá, o programa se transformou em fonte de geração de emprego e renda para os grupos de agricultores familiares. As artesãs reúnem técnicas manufatureiras repassadas de geração a geração e a beleza da matéria prima natural como a lã de carneiro, o couro de peixe e o cipó, que são retirados da biodiversidade brasileira de maneira sustentável.
Coleção Flores
Durante o lançamento da loja virtual do Talentos do Brasil, realizado no estande do programa na Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, a CooperÚnica apresentou a coleção Flores, prevista para ser lançada em 2012. Para as peças, as artesãs escolherem flores típicas de suas regiões e 12 estilistas estão participando da criação da coleção. A novidade é uma sapatilha feita de couro de tilápia, do Grupo Mulher Peixe (MS), além de roupas e acessórios.
Foi realizado também o lançamento da linha de sandálias e camisetas da marca Eu amo o Brasil/ Talentos do Brasil, coleção temática desenvolvida para a Copa do Mundo de 2014. As sandálias são feitas com 30% de borracha natural da Floresta Amazônica e as camisetas são de algodão orgânico certificado da Cooperativa Coopernatural, da Paraíba, criadas em parceria com o programa Talentos do Brasil.
O programa trabalha com diversas estratégias de comercialização: feiras e evento de moda, loja virtual (e-commerce), grandes redes como Dutry, entre outros.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
31/10/2011 14:34
Artigos Relacionados
Grupos da agricultura familiar vendem US$ 1,6 milhão em produtos em feira na Alemanha
Artesãs do Talentos do Brasil comercializam R$ 375 mil em feira de Minas Gerais
Artesãs de El Salvador participam de encontro nacional do Talentos do Brasil
Talentos do Brasil reúne trabalhos de duas mil artesãs rurais de 12 estados
Supermercados vão comprar produtos da agricultura familiar dentro do Brasil Sem Miséria
Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural