Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia
A poucos dias da Conferência do Clima ( COP 15) em Copenhague, na Dinamarca, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) alertou, em discurso em Plenário nesta quarta-feira (2), para os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.
O senador citou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em novembro, que aponta as possíveis perdas do Brasil em razão do aquecimento global. O estudo citado pelo jornal aponta para os riscos de o Rio Amazonas sofrer uma redução de 30% em sua vazão, até 2100, e de outras regiões do Brasil também sofrerem com as mudanças do clima durante esse período.
Arthur Virgílio relatou casos recentes no Amazonas de leitos de rios secos e de escassez de água potável que estão acarretando problemas sociais e econômicos na região. O senador lembrou que, embora esses problemas pareçam distantes no tempo, é necessária atenção imediata a eles por parte do governo.
- Queira Deus que, no amanhã, a visão da Amazônia e seu hoje fantástico potencial não fiquem resumidos a imagens fotográficas, como mera lembrança de um tempo em que não se agiu como seria necessário - desabafou.
02/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acordo global é imprescindível para reduzir efeitos do aquecimento global, dia Ipea
Virgílio alerta para desmatamento da Amazônia e seus efeitos
Efeitos do aquecimento global no setor elétrico brasileiro estão em debate
Arthur Virgílio alerta para a necessidade de cuidar da Amazônia
Manifestação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para aquecimento global
Arthur Virgílio alerta: Amazônia é brasileira, mas interessa à humanidade