Virgílio alerta para desmatamento da Amazônia e seus efeitos
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou nesta quarta-feira (14) as advertências feitas pelo cientista estudioso há 21 anos da Amazônia, Daniel Nepstad. Segundo o cientista, o desmatamento da região, seja por queimada ou corte de árvores, está comprometendo a produção agrícola brasileira, pois a floresta regula o regime de chuvas no resto do país. Ele também alerta para o perigo que o desmatamento representa para o mundo, ao contribuir para o aquecimento global.
- As chuvas que sustentam a agricultura brasileira nascem na Amazônia. E, quando a floresta arde ou cai, a precipitação em Mato Grosso, Goiás, São Paulo - em todo o Brasil -, diminui. Com menos chuva, a plantação sofre e as hidrelétricas produzem menos. Outro apagão pode vir, assim como uma crise na colheita - observou.
Virgílio lembrou que o governo brasileiro conseguiu alguns avanços em relação à proteção da Amazônia, mas considera frágeis medidas como a Lei das Florestas, que está sendo contestada com mais vigor. Ele assinalou que a lei foi aprovada e sancionada com três vetos do presidente da República.
- Os vetos são golpes mortais. Eles suprimiram as emendas propostas aqui no Senado, para submeter ao referendo do Senado a cessão de florestas, objetivo da lei. O projeto só foi aprovado aqui após o compromisso formal da base governista nesta Casa, aceitando as emendas saneadoras. No Planalto, o compromisso político foi ignorado - ressaltou.
O senador acrescentou que apresentou um projeto de lei que revive as emendas vetadas, mas a proposta está parada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), aguardando a designação de relator.14/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia
Lúcia Vânia alerta para problema da obesidade e seus efeitos na saúde pública
Cabral alerta para desmatamento na Amazônia
Marina Silva alerta para crescimento do desmatamento na Amazônia
Arthur Virgílio alerta para a necessidade de cuidar da Amazônia
Arthur Virgílio alerta: Amazônia é brasileira, mas interessa à humanidade