Arthur Virgílio critica controlador-geral da União



Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) criticou o controlador-geral da União, Jorge Hage, que, em entrevista à imprensa teria afirmado ser necessário investigar o "valerioduto" em Minas Gerais e, ao mesmo tempo, teria ignorado as recentes denúncias do ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira. Arthur Vírgilio lembrou que Hage foi prefeito biônico de Salvador, pela Arena, na época da ditadura militar. Disse estranhar que o corregedor tenha se tornado de esquerda, posicionando-se agora ainda mais à esquerda do PSDB.

- Se ele quer ficar na sinecura, que fique, mas não diga que não está escandalizado com o que disse Sílvio Pereira, pois todas as atenções da mídia estão voltadas para o PT e para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse Arthur Virgílio.

Crianças indígenas

Em seu discurso, Arthur Virgílio também denunciou a morte de cinco crianças indígenas no Amazonas, em decorrência de malária e hepatite, segundo ele, por falta de políticas de saúde adequadas. O senador anunciou que estaria enviando requerimento ao novo ministro da Saúde, solicitando explicações sobre medidas cautelares para conter o surto das doenças na região e as medidas adotadas para solucionar o problema.

- O governo não tem R$ 1.200 para gastar com as crianças indígenas, mas tem dinheiro para investir no governo autoritário de Evo Morales - protestou Arthur Virgílio.

O representante do Amazonas defendeu a dotação da Funasa de meios e condições de prevenção de doenças na Amazônia. Ele teme que a malária se alastre pela área, onde estão concentrados 3 mil indígenas, segundo a preocupação manifestada pelo Conselho Indígena do Vale do Javari.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio rebate acusação do controlador-geral da União ao governo FHC

Arthur Virgílio critica provável corte no Orçamento da União

Projeto de Arthur Virgílio submete nome de diretor-geral ao Plenário; Sarney diz que apoia.

Arthur Virgílio cobra desmentido de diretor-geral sobre suposta indicação de diretores

Arthur Virgílio sugere que escolha do diretor-geral do Senado seja decidida em Plenário

Arthur Virgílio quer regularizar situação de empregados de estatais cedidos à União