Arthur Virgílio denuncia que José Dirceu está cooptando tucanos com cargos



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), denunciou em Plenário nesta terça-feira (6) que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, cooptou dois deputados tucanos para que votem a favor do governo em quaisquer circunstâncias, em troca da indicação de José Roberto Cury para a Companhia Paulista de Força e Luz. Os deputados Osmânio Pereira (MG) e Salvador Zimbaldi (SP), segundo Arthur Virgílio, seriam cabeças-de-ponte do governo dentro do PSDB para enfraquecer o partido de oposição.

- Desde já aviso ao ministro José Dirceu: tire as mãos do PSDB! Não vamos aceitar loteamentos de cargos e cooptação, isso vai render apenas denúncias, escândalos, e vai tisnar a biografia do presidente. Não vamos aceitar este maquiavelismo de província, de beira de igarapé. Acautele-se, ministro! Rasputin não cabe em uma democracia moderna - disse Virgílio.

O líder do PSDB recomendou aos representantes do governo que conversem sobre votos e apoios apenas com as instâncias hierárquicas do partido, como os líderes, ele próprio no Senado e o deputado Jutahy Júnior, na Câmara, ou com o presidente do partido, José Aníbal. -Se continuarem, vamos acabar não votando nada, fazendo uma oposição radical-, advertiu Arthur Virgílio.

O senador fez questão de isentar o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), a quem classificou como cumpridor de compromissos, confiável e leal. -Faço esta grave denúncia, mas isento o líder Mercadante. Mas é importante ressaltar que a ação do ministro José Dirceu está ficando perigosa, e eu a repudio inteiramente-, disse. Arthur Virgílio argumentou ainda que -oposição é lugar para músculos, não para gordura-, e advertiu que os que quiserem ceder ao fisiologismo devem trocar de partido, -aderir ao PT ou alguma legenda satélite do governo-.



06/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge denuncia tentativa de José Dirceu de nomear indicados para cargos técnicos da ANP

Arthur Virgílio propõe depoimentos de José Dirceu e José Serra na CFC

Arthur Virgílio rebate acusação de José Dirceu

Arthur Virgílio pede em requerimento esclarecimentos de José Dirceu sobre "grampos"

Arthur Virgílio desafia o ministro José Dirceu a medir forças no Senado

Arthur Virgílio diz suspeitar que investigação sobre Waldomiro chegará a José Dirceu