Arthur Virgílio deseja sucesso a Barack Obama
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou o processo eleitoral concluído esta semana nos Estados Unidos e desejou sucesso ao presidente eleito, Barack Obama. Em discurso da tribuna nesta sexta-feira (7), o senador lembrou que o futuro presidente daquele país enfrentará uma grave crise econômica, "com sinais claros de recessão". Arthur Virgílio solicitou à Mesa o envio, à embaixada norte-americana no Brasil, de cópia de seu pronunciamento, com congratulações a Barack Obama.
- Foi um sopro de bom oxigênio democrático. Obama representa um golpe no que possa ainda existir de preconceito racial nos Estados Unidos e foi também o fim do maniqueísmo, pois contou com votos de negros, hispânicos e brancos. Foi um grande avanço civilizatório. Ao elegerem Obama, os americanos enfrentaram o racismo que o Brasil escamoteia - observou o senador.
Ao elogiar a competência política do futuro presidente dos Estados Unidos, Arthur Virgílio se disse esperançoso de que Barack Obama inove nas relações com o Brasil, abrindo um "diálogo fraterno" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o senador, Lula deve sensibilizar Obama no sentido de demonstrar que as mudanças não serão completas se também não forem rompidas as práticas protecionistas nas relações comerciais.
Em seu discurso, Arthur Virgílio também parabenizou a nomeação do brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade para a Corte Internacional de Justiça, em Haia, que é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). O parlamentar também citou notícias divulgadas na imprensa sobre os efeitos do aquecimento na Amazônia. Arthur Virgílio manifestou preocupação com o risco de que "as alterações climáticas levem a seca para o Amazonas".
07/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comemora vitória de Barack Obama
Presidente do Senado apóia Barack Obama
Suplicy elogia discurso de Barack Obama
Simon manifesta apoio a Barack Obama
Paim assinala importância da candidatura de Barack Obama
Flexa Ribeiro apresenta requerimento de cumprimentos a Barack Obama