Paim comemora vitória de Barack Obama



O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou nesta segunda-feira (10) o significado do vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos para as crianças negras. Ele disse que a vitória de Obama é uma mensagem de que é possível chegar lá.

- Devemos ter dedicação, perseverança e estudar, sempre estudar para fugir das armadilhas da falta de oportunidades, da prisão, da gravidez precoce, da violência, da falta de emprego, da ausência de vagas nas universidades, dentre tantos outros problemas existentes no dia-a-dia de nossa gente - afirmou.

Paim lembrou que no Brasil também houve lutadores negros que morreram pela democracia e para serem livres. Ele disse que, antes de os homens conquistarem a liberdade e a cidadania, houve um longo processo histórico de opressão que, em muitos aspectos, ainda não terminou.

Preocupado com a crise financeira internacional e o crescimento da pobreza, o senador também fez um apelo para que a especulação não leve a uma crise pior. Paim disse que é importante que a população não entre em pânico e que não é tempo de os comerciantes "saírem feito loucos a aumentar seus produtos".

- Vamos manter a calma e confiar no trabalho do nosso governo - sugeriu.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que estava satisfeito com o feito histórico de Barack Obama e com a esperança que despertou no mundo todo. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que ainda quer que o sucessor de Obama na Presidência dos Estados Unidos seja um descendente de escravos. Ele lamentou que, enquanto nos Estados Unidos os candidatos têm dois anos para debater, aqui os candidatos tenham apenas dois meses, e defendeu a realização de prévias partidárias.



10/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim celebra possível vitória de Barack Obama nas eleições americanas

Paim assinala importância da candidatura de Barack Obama

Paim vê candidatura de Barack Obama como sinal de renovação

Presidente do Senado apóia Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Simon manifesta apoio a Barack Obama