Paim assinala importância da candidatura de Barack Obama



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta segunda-feira (30) que, independentemente do resultado da eleição norte-americana, é preciso comemorar a candidatura de Barack Obama, pelo partido Democrata. Ele lembrou que, até a década de 60, a segregação racial entre os norte-americanos era aberta e assinalou que Obama representa uma nova etapa multirracial, plural e democrática, imposta pela modernidade.

- Não há dúvidas de que o momento é histórico, revolucionário e emblemático. Obama é o sinônimo dos novos tempos, bons tempos. É um sopro de esperança no processo de renovação de lideranças mundiais. A tendência pela igualdade de oportunidades e de direitos tem sido perseguida por todos os países democráticos. Os Estados Unidos tiveram a coragem de adotar ações afirmativas - assinalou.

Paim traçou um paralelo entre Obama e ele próprio, ressaltando que ambos têm um "pensamento moderno que se assemelha com o daqueles que pensam olhando para o horizonte, olhando para o conjunto da floresta, para os homens e as mulheres, para o meio ambiente e que condenam com veemência o desmatamento".

O senador ainda felicitou o candidato americano pela decisão de abrir mão do financiamento público de campanha e de pedir ao partido Democrata que não aceite doações de lobistas. Paim também aprovou as propostas de Obama de aumentar a taxação dos ricos, isentar mutuários e trabalhadores de baixa renda e idosos que ganhem menos de US$ 50 mil (R$ 82,3 mil) por ano, além de aumentar os descontos por dependente.

- O fato de me identificar muito com esse homem não me impede de divergir em alguns pontos de vista, como é o caso dos subsídios agrícolas - disse.

Paim lembrou que Obama defende a manutenção da sobretaxa sobre a importação do etanol brasileiro e deu seu aval para que o exército colombiano possa ultrapassar as fronteiras para defender seus interesses.

O senador também cumprimentou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela divulgação da súmula vinculante assegurando que o adicional de insalubridade não será calculado mais sobre o salário mínimo, mas sobre o salário base dos trabalhadores. Ele enfatizou que há um ganho real justo para o trabalhador que arrisca a sua saúde em tarefas insalubres e perigosas.

Paim ainda registrou a passagem do Dia do Pescador, comemorado no domingo (29) em homenagem a São Pedro, padroeiro desses profissionais. O senador ressaltou que os pescadores são os responsáveis pelo fornecimento de peixe - "essa carne que só faz bem".

30/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim vê candidatura de Barack Obama como sinal de renovação

Paim comemora vitória de Barack Obama

Paim celebra possível vitória de Barack Obama nas eleições americanas

Presidente do Senado apóia Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Simon manifesta apoio a Barack Obama