Arthur Virgílio destaca campanha por nova composição na Câmara e elogia atuação de procurador no TSE



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) propôs nesta sexta-feira (5) voto de aplauso ao procurador-geral da Assembléia Legislativa do Amazonas, Vander Laan Góes, pela defesa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em favor da redefinição do número de deputados federais por unidade da Federação. O Amazonas, por meio da sua Assembléia, liderou a campanha para que a atual proporção fosse alterada ainda para as eleições desse ano. Mesmo sem o resultado pretendido, um deputado a mais para o estado, que tem hoje oito representantes na Câmara Federal, o senador disse que Vander Góes merece elogios pelo "correto" parecer apresentado.

Na avaliação de Arthur Virgílio, o procurador teve uma "atitude impecável", do mesmo modo que os deputados da Assembléia do Amazonas que vieram até Brasília para acompanhar o julgamento. O TSE decidiu manter a atual proporção dos representantes, até a divulgação dos dados definitivos do Censo populacional desse ano, que servem de parâmetro para a fixação da representação parlamentar. No discurso, o senador salientou que seu estado está sub-representado desde o censo de 2000, pois deveria ter pelo menos nove deputados federais.

- Isso lhe causa problemas não só políticos, mas também econômicos, porque quem tem minoria tende a perder na disputas aqui na Casa [Congresso] - afirmou.

Arthur Virgílio registrou ainda o que considerou uma boa notícia sobre o Amazonas: a decisão da Samsung de voltar a produzir telefones celulares no Pólo Industrial de Manaus. Com os novos investimentos, acrescentou, a empresa vai também produzir condicionadores de ar nesse pólo, deixando de importar o produto para o mercado brasileiro e até gerando margem para exportação.

O senador também registrou a realização do evento Grito Manaus, festa que celebra a cultura alternativa, realizado naquela capital de forma simultânea com outras cidades do país. Ele pediu que as reportagens sobre a Samsung e o evento cultural, do jornal Amazonas em Tempo, fossem lançadas nos anais da Casa. O mesmo pedido foi feito com relação a reportagem do Diário do Grande ABC, intitulada "A terra de mitos e fatos", que destacar os atrativos turísticos do estado, a começar pela floresta.

- A selva exerce fascínio e figura como inigualável atração. Aliás, ao lado do Rio de Janeiro, o Amazonas vira, cada vez mais, o destino preferido dos turistas estrangeiros, e eles não se frustram jamais diante de tantas e expressivas belezas - disse.

Johnny Alf

Arthur Virgílio (PSDB-AM) aproveitou ainda o discurso para propor voto de pesar pelo falecimento de Johnny Alf, ocorrido nesta quinta-feira (5). Ele lembrou que o cantor e compositor é considerado um dos precursores da Bossa Nova, mesclando influências do samba e do jazz em suas obras. Como homenagem, ele fez a leitura da letra da canção Eu e a Brisa, maior sucesso de Johnny Alf, com o pedido final para que o texto seja abrigado nos anais do Senado.

Eleições

O senador também tratou das próximas eleições, para dizer que os "pregoeiros do caos" estão querendo "amesquinhar" a campanha eleitoral ao tentar colocar no centro do debate uma comparação entre os governos do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do antecessor tucano, Fernando Henrique Cardoso. Ele utilizou artigo assinado por Lino Chíxaro, do Diário do Amazonas, para desqualificar o objetivo pretendido. Na visão do citado articulista, é "tola" a comparação pretendida, pois os dois governos foram ditados por circunstâncias históricas muito diferentes. Contra a vontade do PT, o PSDB teria conseguido eliminar o ciclo de inflação e modernizar o arcabouço econômico, inclusive lançando as bases das políticas sociais compensatórias. Já o PT, caindo na "real", soube depois ampliar o processo de inclusão social.



05/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio elogia atuação da Suframa

Arthur Virgílio elogia campanha contra pólio do Rotary de Manaus

Arthur Virgílio elogia Campanha da Fraternidade de 2007, que terá Amazônia como tema

Simon elogia atuação do procurador-geral da República

Arthur Virgílio condena atuação do Exército no Rio de Janeiro

Arthur Virgílio elogia realizações do Interlegis