Arthur Virgílio diz que país não reúne condições para criar Fundo Soberano
Em debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que o país não reúne as condições para a criação do Fundo Soberano.
- Sem um superávit nominal e sem os recursos da exploração do petróleo na camada pré-sal, não vejo como criar o Fundo Soberano - disse.
No mesmo sentido, o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) também considerou inadequada a criação do fundo no momento atual, quando, conforme ressaltou, as reservas brasileiras deverão ser usadas para o enfrentamento dos impactos da crise financeira mundial.
O debate reúne o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.
Em resposta aos senadores, Coutinho considerou que as atuais reservas brasileiras permitem a criação do fundo. Ele julga essencial que o BNDES possa dispor de recursos adicionais para ampliar os investimentos feitos pelo banco, recursos esses que poderão ser viabilizados pelos aportes com a criação do Fundo Soberano.
Mais informações a seguir
18/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer convocar presidente do BNDES para falar sobre Fundo Soberano
Arthur Virgílio diz que Fundo Soberano é "tentativa sub-reptícia" de capitalizar BNDES
Arthur Virgílio impõe condições ao governo para discutir CPMF
Arthur Virgílio apresenta requerimento para criar CPI dos Cartões no Senado
Arthur Virgílio anuncia seis condições para PSDB discutir a prorrogação da CPMF
Paim concorda com Ricupero e diz que país reúne condições para retomada do crescimento