Arthur Virgílio e Cristovam Buarque entregam duas novas denúncias contra Sarney no Conselho de Ética



Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF) protocolaram no início da noite desta quarta-feira (29), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, duas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney, relacionadas a reportagens divulgadas pela imprensa no mesmo dia.

A primeira refere-se à notícia do jornal Folha de S. Paulo segundo a qual Sarney teria vendido terras na divisa de Goiás com o Distrito Federal que nunca foram registradas em seu nome, artifício que livraria o parlamentar do pagamento de impostos, em negociação que envolveu recursos da ordem de R$ 3 milhões. De acordo com os senadores, o fato se torna ainda mais grave tendo em vista que a área foi vendida para a Divitex, empresa da qual o presidente da Casa seria sócio.

Na segunda denúncia, os senadores tomam por base reportagem do Correio Braziliense de acordo com a qual o agente de Polícia Federal Aluizio Guimarães Filho, cedido pelo Palácio do Planalto a Sarney na cota de funcionários de ex-presidentes, transmitia informações privilegiadas da PF ao empresário Fernando Sarney, filho do senador. A confirmação do fato ocorreu durante gravações feitas pela Operação Boi Barrica da PF.

Esse agente, argumentam os senadores, ocupa o cargo de chefe da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do governo de Roseana Sarney, no Maranhão, sendo pessoa de inteira confiança da família Sarney.

Arthur Virgílio e Cristovam Buarque pedem a designação de relator para que seja verificada a procedência das informações e para que o denunciado seja ouvido no prazo de cinco dias úteis contados da intimação. Pedem também a instauração de processo disciplinar perante o Conselho de Ética.



30/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio e Cristovam anunciam mais duas denúncias contra Sarney

Conselho de Ética arquiva definitivamente denúncias de Virgílio e Cristovam contra Sarney

Arthur Virgílio lamenta rejeição de processos contra Sarney no Conselho de Ética

Arthur Virgílio anuncia apresentação de denúncia contra Sarney no Conselho de Ética

PSDB e DEM entregam recursos no Conselho de Ética contra arquivamento das representações contra Sarney

Arthur Virgílio se defende de acusações e pede que Conselho de Ética investigue Sarney