Arthur Virgílio lamenta rejeição de processos contra Sarney no Conselho de Ética
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou considerar simplórios os pareceres do presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), pela rejeição das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney. Em entrevista concedida após o final da reunião do colegiado, Arthur Virgílio disse que os documentos haviam sido compostos com uma redação que quase não se modificava e teriam sido destinados apenas a cumprir uma tarefa.
- A tarefa do senador Paulo Duque era rejeitar tudo aquilo que pudesse molestar o líder do grupo, que é o senador José Sarney - afirmou Arthur Virgílio. - Poucas vezes vi o Congresso, no tempo em que estou nele como deputado e como senador, numa posição tão deplorável, tão ilegítima, tão cabisbaixa.
Arthur Virgílio disse que, em sua avaliação, quando os recursos contra as decisões de Paulo Duque forem examinados no plenário o resultado poderá ser diferente.
- Não sei se vai ser uma coisa tão fácil assim, eles arquivarem, liminarmente, no plenário, todas essas denúncias que estão sendo minimizadas pelo presidente Paulo Duque, afirmou o líder do PSDB.
Na opinião de Virgílio, os senadores do Partido dos Trabalhadores estão em posição de ler e avaliar as denúncias, não parecendo dispostos a recusar-las liminarmente. Segundo disse, amplos setores do Senado estão preocupados com o que está acontecendo na Casa, incluídos em sua lista integrantes do PT, do PDT, do PSB, do PSDB, do DEM, bem como os dissidentes do PMDB, Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon.
- É um quadro deplorável, deprimente, que o Senado não merecia estar passando. E o presidente Sarney, longe de ser a solução, é o primeiro problema a ser enfrentado. Tirá-lo não basta, mas, mantê-lo, significa não avançar na solução que se precisa, disse Arthur Virgílio.
05/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio anuncia apresentação de denúncia contra Sarney no Conselho de Ética
Arthur Virgílio e Cristovam Buarque entregam duas novas denúncias contra Sarney no Conselho de Ética
Arthur Virgílio se defende de acusações e pede que Conselho de Ética investigue Sarney
Arthur Virgílio requer ao Conselho de Ética apuração de envolvimento de Sarney em nomeação por ato secreto
Solicitado ao Conselho de Ética desarquivamento de representação contra Arthur Virgílio
Conselho de Ética arquiva representações contra Azeredo, Jucá e Arthur Virgílio