Arthur Virgílio elogia recuo do governo no "dirigismo cultural"
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), elogiou a decisão do governo de recuar em sua tentativa de promover o -dirigismo cultural-, ao exigir que manifestações culturais patrocinadas por empresas estatais fizessem referência a programas sociais do governo como Fome Zero, Reforma Agrária e outros.
- Fico feliz ao ver Lula agindo como o democrata que conheço, admitindo o erro cometido por setores de seu governo e voltando atrás dando, a todos, uma bela lição de humildade - disse.
Segundo o senador pelo Amazonas, a entrevista do cineasta Cacá Diegues, seguida de discursos no Senado, inclusive dele mesmo, serviram de alerta ao governo -para as arbitrariedades que estavam sendo arquitetadas contra a liberdade de expressão e o respeito à visão peculiar de cada criador-. Diante disse, acrescentou, o presidente Lula -corrigiu os rumos da política cultural, reconhecendo o peso dos argumentos da classe artística, abriu as portas do governo ao diálogo, cancelou as diretrizes que estavam sendo contestadas e entregou ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, a decisão soberana sobre o assunto-.
O ministro, lembrou Virgílio, fez declarações firmes em defesa da liberdade de expressão, afirmando que a produção intelectual -não pode ser colocada em contêineres ou sofrer cerceamento ou dirigismo- de qualquer tipo.
- Fiquei feliz com o desfecho do episódio - disse o líder do PSDB.
07/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer ouvir ministros sobre política cultural do governo
Arthur Virgílio elogia Renan e critica governo em questão orçamentária
Pavan elogia recuo do governo na proibição dos motos-táxi
Sebastião Rocha elogia recuo do governo em relação à MP sobre os planos e seguros de saúde
Arthur Virgílio registra editorial que condena mudanças na política cultural
Arthur Virgílio elogia realizações do Interlegis