Arthur Virgílio está preocupado com os riscos de dominação na Amazônia



Por estar preocupado com os riscos de dominação que a região amazônica correria neste momento, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), apresentou requerimento para realização de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Sua intenção é debater a questão com os ministros da Defesa, Waldir Pires; do Meio Ambiente, Marina Silva; e das Relações Exteriores, Celso Amorim, bem como com os diretores-gerais da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Márcio Paulo Buzanelli.

Segundo Arthur Virgílio, o recente relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da Amazônia (GTAM) identificou perigos reais de dominação na região. O texto denuncia a presença e a atuação constantes de variada gama de estrangeiros na Amazônia.

O senador lembrou que o GTAM, colegiado composto por representantes da Abin e dos órgãos de informações das Forças Armadas e da Polícia Federal, realizou um extenso trabalho de identificação de estrangeiros, organizações não-governamentais com sede no exterior e organizações brasileiras que têm vinculações com vários países interessados na defesa do meio ambiente e de grupos indígenas da Amazônia.

Na avaliação do senador, o conteúdo e as conclusões do grupo de trabalho são muito inquietantes e, por isso, merecem ser objeto de debate na CRE, reunindo parlamentares, ministros e demais autoridades envolvidas com as questões relativas à região amazônica.

Para Arthur Virgílio, toda a Casa precisa ficar atenta a essa realidade que considera preocupante, a fim de sugerir a adoção de legislação adequada e de medidas governamentais em defesa da região. O senador alerta que essas medidas devem ser tomadas antes que os riscos de dominação estrangeira se agravem.



07/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quem não entende a Amazônia está fora de seu tempo, diz Arthur Virgílio

Concessão de incentivos na Amazônia está paralisada, critica Arthur Virgílio

Laboratório norte-americano está propondo a privatização da Amazônia, alerta Arthur Virgílio

Arthur Virgílio adverte para riscos da economia globalizada para o Brasil

Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio: 'Soberania sobre a Amazônia é do Brasil'