Arthur Virgílio homenageia o pai por criação de universidade



O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) fez, nesta quarta-feira (18), uma homenagem a seu pai, autor do projeto de lei que resultou na criação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto foi apresentado pelo então deputado federal Arthur Virgílio Filho em 18 de fevereiro de 1960 e aprovado pela Câmara e o Senado em meados de 1962, transformando-se em lei.

- Esse gesto pioneiro haveria de inscrever-se para sempre na história da educação do meu estado e do país - disse o senador, referindo-se à conversão da então cinqüentenária Universidade Livre de Manaus em instituição de ensino federal.

- Não foi em vão. O povo amazonense correspondeu à idéia e a instituição se tornou centro de saber, de influência indiscutível em outra idéia, a do Pólo Industrial de Manaus, hoje foco de avançada tecnologia de que se orgulha o Brasil - celebrou o senador.

Arthur Virgílio mostrou-se emocionado com a decisão do Conselho de Administração da Universidade de dar ao campus da instituição o nome de "Senador Arthur Virgílio Filho".

Arthur Virgílio lembrou, ainda, a luta de seu pai em prol da democracia - "verdadeira odisséia cívica" - que custou ao político a cassação do mandato parlamentar pela ditadura militar.



18/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio homenageia Universidade Federal do Amazonas

Arthur Virgílio homenageia Chico Pinto

Arthur Virgílio homenageia 155 anos de Manaus

Arthur Virgílio homenageia personalidades do Amazonas

Arthur Virgílio homenageia Zilda Arns

Arthur Virgílio homenageia contabilistas do Amazonas