Arthur Virgílio homenageia personalidades do Amazonas



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) homenageou nesta terça-feira (3) três amazonenses ilustres com o encaminhamento de requerimentos de louvor e aplauso. Os homenageados são o professor e escritor Milton Hatoum, pela edição do seu primeiro livro de contos intitulado A Cidade Ilhada; o repórter fotográfico Luiz Vasconcelos, do jornal A Crítica, de Manaus, e vencedor do Prêmio Internacional de Fotojornalismo do World Press Photo; e o magistrado e professor Dr. Benjamin Magalhães Brandão, "vítima inominável de perseguição política movida pelo ex-governador biônico Arthur Reis".

Virgílio disse que Milton Hatoum é hoje um dos principais escritores do país, acrescentando que nesse seu primeiro livro de contos as narrativas têm como cenários diversas cidades do mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Palo Alto e Berkeley. Os contos sempre têm Manaus como ponto de partida e de chegada.

O senador relatou que Luiz Vasconcelos conquistou, este ano, o maior prêmio fotográfico do mundo, na área jornalística. Ele explicou que o trabalho vencedor retrata o drama da expulsão de indígenas de suas terras, focalizando uma índia da tribo Saterê-Mawé, resistindo à expulsão com a filha de poucos meses nos braços.

O último homenageado por Arthur Virgílio foi o magistrado e professor Dr. Benjamin. Ele contou que o Dr. Benjamin foi envolvido em um inquérito policial militar (IPM), sem que nada contra ele tivesse sido comprovado. O professor foi aposentado compulsoriamente pelo regime militar, daí resultando também sua demissão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O episódio é relatado em livro escrito por um dos filhos do juiz, o professor Clynio de Araújo Brandão.

- O Dr. Benjamin, que veio a falecer em 1988, entra para a história como vítima de um governador biônico mesquinho, que contra o digno magistrado descarregou sua ira autoritária. No entanto, como sempre surge a verdade, mais tarde, com o país já sob a égide da democracia, o Dr. Benjamin Brandão teve sua dignidade resgatada oficialmente - concluiu.



03/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio homenageia contabilistas do Amazonas

Arthur Virgílio homenageia Universidade Federal do Amazonas

Arthur Virgílio reclama de atraso das obras do PAC no Amazonas

Arthur Virgílio aponta déficit habitacional no Amazonas

Arthur Virgílio lamenta colisão de barcos no Rio Amazonas

Arthur Virgílio pede construção de rodovia no Amazonas