Arthur Virgílio: "José Aparecido não é bode expiatório"



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), disse nesta segunda-feira (12) que o secretário de Controle Interno da Casa Civil da Presidência da República, José Aparecido Pires, não vai levar a culpa sozinho pelo vazamento do dossiê com informações sobre as gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da sua esposa. Virgílio assinalou que não se trata de fogo amigo e nem vê influência do ex-ministro José Dirceu no caso.

- Ele [José Aparecido] não vai levar a culpa sozinho, não é bode expiatório e não adianta ele querer levar a culpa sozinho porque nós vamos descobrir os outros. Aliás, eu já sei quem são os outros todos. Eu não tenho nenhuma razão para gostar do ex- ministro José Dirceu, mas não acho que ele tenha absolutamente nada com isso, não tem fogo amigo, nenhum. Quem mais sabe da presença do dossiê, da existência do dossiê e de como ele foi confeccionado é a ministra [da Casa Civil] Dilma [Roussef] que mandou a doutora Erenice [Alves Guerra] confeccioná-lo. A doutora Erenice juntou um grupo de trabalho no carnaval e aquele grupo carnavalesco, aquele bloco de sujos montou o dossiê. Falta, agora, que os culpados paguem e, a meu ver, os culpados são, pela ordem, Dilma Roussef e Erenice Guerra - afirmou.

Arthur Virgílio calculou que se os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jefferson Péres (PDT-AM) votarem com a oposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será possível convocar novamente a ministra Dilma Roussef. O senador disse que Dilma mentiu em seu depoimento à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

- A ministra tem toda razão, não se deve falar a verdade diante de torturadores ignóbeis numa ditadura. Agora, ministra, é muito feio mentir numa democracia e foi o que a senhora fez na CI, quando disse que não era um dossiê, mas um banco de dados. A democracia não faz das pessoas, pessoas sinceras, automaticamente. A senhora, que já sabia do episódio do senhor Aparecido, fez premeditadamente toda aquela "discurseira" incorrendo numa inverdade que não vai ficar impune. A senhora pode esperar que a confiança que eu tenho na democracia é tão grande que chega ao ponto de achar que a senhora vai ser desmontada na farsa de que participou - afirmou.

O senador também disse que o assessor do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), André Eduardo Fernandes, já anunciou que está à disposição da CPMI dos Cartões Corporativos para depor quando for convocado. Virgílio acrescentou que André Eduardo disse estar disposto a desmoralizar todas as pessoas envolvidas com o dossiê.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO DIZ QUE PITTA É BODE EXPIATÓRIO E NÃO FAZ PERGUNTAS AO PREFEITO

Arthur Virgílio propõe depoimentos de José Dirceu e José Serra na CFC

Arthur Virgílio elogia trajetória de José Mindlin

Arthur Virgílio homenageia o cineasta José Padilha

Arthur Virgílio rebate acusação de José Dirceu

Arthur Virgílio diz que José Serra vai ampliar Polo Industrial de Manaus