Arthur Virgílio homenageia o cineasta José Padilha



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou em Plenário, nesta terça-feira (19), voto de aplauso ao cineasta José Padilha, diretor do filme Tropa de Elite, pela conquista, no ultimo sábado (16), do prêmio Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Em sua justificativa, Arthur Virgílio lembrou que ainda em outubro do ano passado ocupou a tribuna para falar sobre o filme, que, em sua opinião, seria "um dos cinco ou seis mais importantes já produzidos no país".

- O filme é, isto sim, realista. Mostra a crua e triste realidade vivida pela cidade do Rio de Janeiro e por outras grandes cidades do país, nas quais impera a violência, o crime organizado, o clima de verdadeira guerra civil, tudo misturado com corrupção, impunidade, frouxidão de leis e desorganização do aparelho do Estado - disse Arthur Virgílio, afastando argumentos de críticos que tacham o filme de fascista.

O senador requereu ainda voto de aplauso para o professor Juan Padilla, autor do ensaio Cultivando a Saúde em Hortas Caseiras e Medicinais; e para o juiz José Barroso Filho, da Justiça Militar de Manaus, escolhido pela Organização das Nações Unidas para o posto de juiz internacional no Timor Leste.

Voto de pesar

Arthur Virgílio apresentou ainda pedido de voto de pesar pelo falecimento do professor Rui Souto de Alencar, diretor de jornalismo da emissora de TV A Crítica, de Manaus.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio propõe depoimentos de José Dirceu e José Serra na CFC

Arthur Virgílio homenageia Chico Pinto

Arthur Virgílio homenageia 155 anos de Manaus

Arthur Virgílio homenageia personalidades do Amazonas

Arthur Virgílio homenageia o pai por criação de universidade

Arthur Virgílio homenageia Zilda Arns