Arthur Virgílio pede atenção do ministro da Justiça para demarcação de reservas indígenas
Em nome do prefeito Manoel de Oliveira Galdino, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) fez um apelo ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para que volte sua atenção ao problema enfrentado pelo município amazonense de Manicoré em relação à demarcação de reservas indígenas na área. -As áreas são demasiadamente superiores às necessidades das populações indígenas que ali vivem-, afirmou o senador.
Segundo Arthur Virgílio, está ocorrendo o oposto do que a lei (Estatuto do Índio) assegura, pois -algumas ações muito estranhas- levam populações aculturadas a serem classificadas como primitivas. -Como que em passe de mágica, índios já totalmente integrados à comunidade acabam sendo usados com o objetivo, de duvidosa origem, de permitir a criação de novas reservas indígenas-, alertou.
O senador explicou ainda que o município de Manicoré tem sofrido prejuízos econômicos e patrimoniais impostos pelo governo federal. Ele também pediu que qualquer outra demarcação de reserva indígena seja feita em conjunto com a prefeitura.
23/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Justiça será convidado a debater demarcação de reservas indígenas
Jucá elogia empenho do ministro da Justiça em agilizar demarcação de reservas indígenas em Roraima
Ministro da Justiça participa de audiência sobre demarcação de terras indígenas
Senadores querem discutir demarcação de terras indígenas com ministro da Justiça
Comissão discute demarcação de reservas indígenas
Cidinho Santos aponta 'abuso' em demarcação de reservas indígenas