Jucá elogia empenho do ministro da Justiça em agilizar demarcação de reservas indígenas em Roraima



O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, comprometeu-se a agilizar a demarcação definitiva das reservas indígenas de Roraima, conforme informou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), em discurso feito No Plenário nesta sexta-feira (13) em nome da liderança do seu partido. -O ministro esgotou o processo de ouvir todos os envolvidos para o governo montar uma solução que pacifique os conflitos no estado-, avaliou Jucá sobre a visita do titular de Justiça a Roraima, de terça-feira (10) a quinta-feira (12).

O senador chamou a atenção para a urgência em se encontrar uma solução que sirva de exemplo para outros estados que enfrentam problemas semelhantes, como Rondônia, Pará e Mato Grosso. Caso contrário, segundo Jucá, o caminho pode ser um -apartheid- em Roraima, -o que não será bom nem para os índios nem para os não índios-.

O estado possui 42% do seu território isolado como área indígena ou reserva ambiental, conforme Jucá. Só uma delas, a Raposa Serra do Sol, ocupa 1,6 milhão de hectares, -o que corresponde a 80% da área de Sergipe-, sendo parte disso na última região brasileira de cerrado que ainda não está explorada pela agricultura. A área agricultável do estado está restrita a cerca de 20% do território, se não forem contabilizadas as terras alagadas localizadas ao sul.

O senador disse que apesar das potencialidades do Estado muitos investimentos estão sendo adiados por falta de definição em relação às homologações das reservas indígenas. É o caso, segundo ele, do investimento de US$ 400 milhões para a instalação de uma fábrica suíça de celulose. Em outras situações, continuou Jucá, os empreendimentos são anteriores à demarcação, como as duas maiores áreas de plantio de arroz localizadas dentro da reserva da Raposa Serra do Sol.

Jucá defende a demarcação contínua das reservas indígenas, com a retirada das áreas de várzeas consideradas apropriadas para o plantio de arroz, numa tentativa de aproximar as posições encontradas sobre essa questão, sendo uma delas favorável à -demarcação em ilhas-, referindo-se às regiões onde estão localizadas as aldeias.



13/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Justiça será convidado a debater demarcação de reservas indígenas

Arthur Virgílio pede atenção do ministro da Justiça para demarcação de reservas indígenas

Ministro da Justiça participa de audiência sobre demarcação de terras indígenas

Senadores querem discutir demarcação de terras indígenas com ministro da Justiça

Comissão discute demarcação de reservas indígenas

Cidinho Santos aponta 'abuso' em demarcação de reservas indígenas