Arthur Virgílio pede explicações a Sarney sobre troca na Comunicação Social do Senado



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), solicitou explicações em Plenário, nesta terça-feira (11), ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre uma suposta intervenção na Secretaria de Comunicação Social da Casa.

Lendo notícia publicada na página da internet do jornal O Estado de S. Paulo, Arthur Virgílio manifestou seu temor de que a substituição da atual diretora, Ana Lúcia Novelli, pelo assessor de Sarney Fernando César Mesquita possa acarretar uma mudança na cobertura jornalística - para ele atualmente adequada - realizada pelos veículos de comunicação da Casa.

- Nesse caso a minha preocupação é com o que para mim é muito sagrado e, imagino, a todos os senadores que honrem esta Casa: a liberdade de imprensa, a isenção - disse o senador, acrescentando que tem da diretora Ana Lúcia Novelli "uma impressão funcional muito correta".

Logo após o pronunciamento de Arthur Virgílio, Sarney justificou a mudança administrativa como "absoluta necessidade de serviço". Ele lembrou que Fernando César Mesquita montou todo o sistema de comunicação da Casa e que, por isso, seria a pessoa certa para comandar o processo de modificações tecnológicas que resultará da adoção da TV digital. O senador lembrou, ainda, a reforma administrativa que o Senado irá enfrentar a partir da implantação das propostas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No mesmo pronunciamento, Arthur Virgílio refutou informações divulgadas pela imprensa sobre a celebração de um acordo entre a base governista no Senado e os partidos de oposição visando a preservação do seu mandato e o do senador José Sarney.

Requerimento

Arthur Virgílio cobrou ainda do presidente do Senado resposta a requerimento seu solicitando informações sobre todos os servidores comissionados que se beneficiaram com viagens ao exterior. O presidente informou que já havia despachado os requerimentos, observando que o volume das informações pode ter determinado a demora em seu atendimento.



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede explicações sobre denúncia de espionagem eleitoral

Arthur Virgílio pede explicações sobre viagens do presidente da Funai

Arthur Virgílio pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma sobre denúncias que envolvem venda da Varig

Arthur Virgílio pede explicações sobre funcionário de Renan que estudou fora do país

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma Rousseff sobre denúncia de favorecimento na compra da Varig