Arthur Virgílio pede explicações sobre viagens do presidente da Funai



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílo (AM), comunicou a apresentação à Mesa de requerimento solicitando ao Ministério da Justiça informações sobre viagens ao exterior do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes. Em três anos, disse o senador, o dirigente teria realizado 185 viagens ao custo total de R$ 225 mil.

Arthur Virgílio informou que, entre essas viagens, 19 foram para Genebra (Suíça), três para os Estados Unidos, duas à Inglaterra, uma à Colômbia, uma ao México e uma ao Uruguai.

No requerimento, o líder do PSDB pede explicações sobre, entre outros pontos, os objetivos das viagens internacionais; quantas viagens tiveram como destino o Rio de Janeiro (onde moram os parentes de Mércio Gomes, de acordo com o senador); e quais os custos das viagens.

Voto de pesar

Em outro requerimento, também apresentado nesta semana, Arthur Virgílio solicita voto de pesar pelo falecimento do judoca Marcel Tranquilini Nery, ocorrido em 31 de julho último. Tranquilini, informou o senador, foi professor de judô e campeão brasileiro da arte marcial em 2003.

Maçonaria

Arthur Virgílio também registrou nesta semana a divulgação, pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, da "Carta à Nação", em que os maçons demonstram preocupação "com o estado de perplexidade e confusão da sociedade brasileira diante de uma seqüência interminável de escândalos que envolvem a dilapidação do patrimônio público".

A carta foi elaborada durante a 35 ª Assembléia Geral da confederação, realizada no dia 12 de julho em Foz do Iguassu (PR). A entidade congrega as 27 grandes lojas maçônicas do Brasil - uma em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal. O comunicado menciona os "sanguessugas", os "mensaleiros" e "os mais diversos tipos de assaltantes dos cofres públicos", acrescentando que muitos ainda estão "livres e soltos, e que continuam a escarnecer daqueles que são honestos".



04/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula

Arthur Virgílio pede explicações sobre denúncia de espionagem eleitoral

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma sobre denúncias que envolvem venda da Varig

Arthur Virgílio pede explicações sobre funcionário de Renan que estudou fora do país

Arthur Virgílio pede explicações a Sarney sobre troca na Comunicação Social do Senado

Arthur Virgílio pede explicações a Dilma Rousseff sobre denúncia de favorecimento na compra da Varig