Arthur Virgílio pede inclusão na pauta de autorizações para empréstimos externos à Prefeitura de Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu em Plenário nesta quarta-feira (27) que sejam incluídos na pauta de votações duas mensagens presidenciais autorizando a Prefeitura de Manaus a contrair empréstimos internacionais. Para que isso seja feito, no entanto, é necessário que os senadores concordem com a dispensa do parecer da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que, regimentalmente, deve se pronunciar sobre esse tipo de matéria.

- Para sermos bem francos e bem claros: resolvendo-se a questão das medidas provisórias ou esses empréstimos são votados ou não se vota nenhuma outra matéria na Casa. Vamos deixar tudo bem claro, bem nítido, bem pão/pão, queijo/queijo sem nenhuma dúvida - disse o senador.

As mensagens presidenciais a que se referiu o senador são as de números 173/08 e 174/08. A primeira autoriza a Prefeitura de Manaus a contratar empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 154 milhões, para financiar o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A segunda mensagem autoriza o mesmo município a contratar empréstimo junto à Corporação Andina de Fomentos (CAF), no valor de US$ 75 milhões, para o financiamento parcial do Programa de Infra-Estrutura Urbana e Ambiental no Município de Manaus no âmbito do Programa de Apoio aos Governos Municipais - (Pram).

Arthur Virgílio lembrou que toda autorização de contratação de empréstimo externo aprovada pelo Senado a partir de agora será fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), atendendo a sugestão feita por ele mesmo.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota duas autorizações para empréstimos externos

Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus

Senado aprova autorizações de empréstimos externos

CAE vota autorizações para empréstimos externos para Rio de Janeiro e Paraíba

Aprovados empréstimos externos para ações de urbanização em Manaus e no Rio de Janeiro

Arthur Virgílio pede mais recursos para a Refinaria de Manaus